A divulgação científica universitária por meio de uma ação de extensão: contribuições do CInTec
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.v5i0.11455Resumen
A divulgação científica está entre as funções das universidades e tem como objetivo garantir o acesso da população aos conhecimentos científicos e tecnológicos. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir o papel da universidade na divulgação científica e translação do conhecimento, por meio de uma ação de extensão. Trata-se de um relato narrativo sobre a divulgação científica ocorrida no Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial do Agreste Alagoano (CInTec), ofertado desde 2018 através da parceria de professores, alunos e técnicos vinculados ao Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, com profissionais de saúde, estabelecendo uma relação ensino e serviço construtiva. Em 2020 o III CInTec, oportunizou a divulgação e a disseminação científica, com a participação de quase 300 autores de trabalhos científicos oriundos de instituições públicas e privadas que publicaram suas produções, resultantes de estudos de revisão, relatos de experiências, pesquisas originais e epidemiológicas realizadas por docentes e discentes no contexto dos seus grupos de pesquisas, com ou sem financiamentos por órgãos de fomento, contribuindo para que a universidade cumprisse seu papel na divulgação científica.
Descargas
Citas
Universidade Federal de Alagoas. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Maceió: UFAL [projeto na Internet], 2019 [citado 28 nov. 2020]. Disponível em: https://pdi.ufal.br/plano-pedagogico-institucional/ppi-ufal.pdf/view
de Souza PHR, Rocha MB. Caracterização dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos de biologia. Investigações em Ensino de Ciências [periódico na Internet]. 2015 [citado 28 nov. 2020]; 20(2): 126-137. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/46
Bezerra LCA, Felisberto E, Costa JMBS, Hartz Z. Translação do Conhecimento na qualificação da gestão da Vigilância em Saúde: contribuição dos estudos avaliativos de pós-graduação. Physis: Revista de Saúde Coletiva [periódico na Internet]. 2019 [citado 28 nov. 2020]; 29(01): e290112. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2019.v29n1/e290112/pt/#
Pina-Oliveira AA. Translação do conhecimento e extensão universitária: reflexões iniciais. Revista Barbaquá [periódico na Internet]. 2017 [citado 28 nov. 2020]; 01(01): 17-22. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1477
Pinho MJ de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação [periódico na Internet]. 2017 [citado 28 nov. 2020]; 22(03): 658-675. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005
Massi L, Queiroz SL. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa [periódico na Internet]. 2010 [citado 28 nov. 2020]; 40(139): 173-197. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100009
Anais do 3. Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial do Agreste Alagoano – CinTec; 2020 nov. 04-06; Arapiraca, Brasil. Arapiraca: Universidade Federal de Alagoas [anais na Internet]; 2020 [citado 28 nov. 2020]. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/arapiraca/cintec
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.