A divulgação científica universitária por meio de uma ação de extensão: contribuições do CInTec

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/rpss.v5i0.11455

Résumé

A divulgação científica está entre as funções das universidades e tem como objetivo garantir o acesso da população aos conhecimentos científicos e tecnológicos. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir o papel da universidade na divulgação científica e translação do conhecimento, por meio de uma ação de extensão. Trata-se de um relato narrativo sobre a divulgação científica ocorrida no Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial do Agreste Alagoano (CInTec), ofertado desde 2018 através da parceria de professores, alunos e técnicos vinculados ao Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, com profissionais de saúde, estabelecendo uma relação ensino e serviço construtiva. Em 2020 o III CInTec, oportunizou a divulgação e a disseminação científica, com a participação de quase 300 autores de trabalhos científicos oriundos de instituições públicas e privadas que publicaram suas produções, resultantes de estudos de revisão, relatos de experiências, pesquisas originais e epidemiológicas realizadas por docentes e discentes no contexto dos seus grupos de pesquisas, com ou sem financiamentos por órgãos de fomento, contribuindo para que a universidade cumprisse seu papel na divulgação científica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Renise Bastos Farias Dias, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS/UFAL). Mestre em 'Desenvolvimento e Meio Ambiente'. Especialista em 'Enfermagem Pediátrica'. Graduada em 'Enfermagem e Obstetrícia'. Docente da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, no Curso de graduação em Enfermagem - áreas: Enfermagem Pediátrica e Processo de Enfermagem/ Sistematização da Assistência de Enfermagem. Pesquisadora integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Epidemiológica (GIPE-AL, CNPQ) e do Grupo de Pesquisa em Biomarcadores e Monitoramento em Saúde (BMS, CNPQ). Integrante do Grupo de Estudos em Enfermagem no Cuidado à Criança, Adolescente e Neonato (GESCAN, UFAL). Membro da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras (SOBEP).

Références

Universidade Federal de Alagoas. Projeto Pedagógico Institucional (PPI). Maceió: UFAL [projeto na Internet], 2019 [citado 28 nov. 2020]. Disponível em: https://pdi.ufal.br/plano-pedagogico-institucional/ppi-ufal.pdf/view

de Souza PHR, Rocha MB. Caracterização dos textos de divulgação científica inseridos em livros didáticos de biologia. Investigações em Ensino de Ciências [periódico na Internet]. 2015 [citado 28 nov. 2020]; 20(2): 126-137. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/46

Bezerra LCA, Felisberto E, Costa JMBS, Hartz Z. Translação do Conhecimento na qualificação da gestão da Vigilância em Saúde: contribuição dos estudos avaliativos de pós-graduação. Physis: Revista de Saúde Coletiva [periódico na Internet]. 2019 [citado 28 nov. 2020]; 29(01): e290112. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2019.v29n1/e290112/pt/#

Pina-Oliveira AA. Translação do conhecimento e extensão universitária: reflexões iniciais. Revista Barbaquá [periódico na Internet]. 2017 [citado 28 nov. 2020]; 01(01): 17-22. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/1477

Pinho MJ de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação [periódico na Internet]. 2017 [citado 28 nov. 2020]; 22(03): 658-675. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772017000300005

Massi L, Queiroz SL. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa [periódico na Internet]. 2010 [citado 28 nov. 2020]; 40(139): 173-197. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100009

Anais do 3. Congresso de Inovação e Tecnologia em Diagnóstico Laboratorial do Agreste Alagoano – CinTec; 2020 nov. 04-06; Arapiraca, Brasil. Arapiraca: Universidade Federal de Alagoas [anais na Internet]; 2020 [citado 28 nov. 2020]. Disponível em: http://www.ufal.edu.br/arapiraca/cintec

Téléchargements

Publié-e

2021-02-25

Comment citer

Dias, R. B. F., & Figueiredo, E. V. M. de S. (2021). A divulgação científica universitária por meio de uma ação de extensão: contribuições do CInTec. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 5, 1–4. https://doi.org/10.28998/rpss.v5i0.11455

Numéro

Rubrique

EDITORIAL

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s