O cenário da educação médica brasileira na pandemia da Covid-19

Autores/as

  • João Vitor Matos de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02106024

Resumen

Analisar o cenário do estudante de Medicina no Brasil no contexto da pandemia da Covid-19, buscando identificar as estratégias desenvolvidas para dar continuidade à educação médica, avaliar a adaptação pelos discentes e docentes e expor o papel do estudante perante as mudanças da realidade social. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado, em outubro de 2020, nas seguintes bases de dados: SciELO, Lilacs e MedLine. Os termos utilizados para a busca foram “educação médica” e “Covid-19”. Os critérios de inclusão foram trabalhos científicos: produzidos no Brasil e publicados em periódicos nacionais e internacionais no último ano; relacionados aos termos de estudo, presentes no título ou resumo; escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol; e disponíveis on-line na forma de artigo completo e gratuito. Foram selecionados 21 artigos, dentre os quais 8 consistiram em relatos de experiência. Os artigos foram analisados e agrupados em três categorias temáticas: 1 - A busca por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem; 2 - Os desafios e as contribuições do ensino não presencial; e 3 - O papel do estudante frente à vulnerabilidade social na pandemia. A elaboração de novas formas de ensino na pandemia é uma tarefa muito desafiadora e depende da cooperação mútua entre os diversos setores que participam da esfera acadêmica, ainda assim é possível garantir a aprendizagem e construir um ambiente propício para a formação médica mediante a inclusão digital, com políticas públicas integradoras. Além disso, o agravamento de problemas psicológicos associados à pandemia suscita a necessidade de suporte emocional e pedagógico para os alunos.
Descritores: educação médica; infecções por coronavírus; pandemias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Zhu N, Zhang D, Wang W, Li X, Yang B, Song J, et al. A Novel Coronavirus from Patients with Pneumonia in China, 2019. N Engl J Med [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 08]; 382(8): 727-33. DOI: 10.1056/NEJMoa2001017

Oliveira AC, Lucas TC, Iquiapaza RA. What has the Covid-19 pandemic taught us about adopting preventive measures? Texto Contexto Enferm [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 09]; 29: e20200106. DOI: 10.1590/1980-265X-TCE-2020-0106

Aquino EML, Silveira IH, Pescarini JM, Aquino R, Souza-Filho JA, Rocha AS, et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciênc Saúde Colet [periódico da Internet]. 2020 [citado 08 out. 2020]; 25(1): 2423-46. DOI: 10.1590/1413-81232020256.1.10502020

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2018: Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; 2018 [citado 10 out. 2020]. Disponível em:

https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domici lios_continua/Anual/Acesso_Internet_Televisao_e_Posse_Telefone_Movel_2018/Analise_do s_resultados_TIC_2018.pdf

Ministério da Educação (BR). Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014: institui diretrizes curriculares nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: Ministério da Educação; 2014 [citado 09 out. 2020]. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Res-CES-CNE-003-2014-06-20.pdf

Brooks SK, Webster RK, Smith LE, Woodland L, Wessely S, Greenberg N, et al. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. Lancet [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 08]; 395(10227): 912-20. DOI: 10.1016/S0140-6736(20)30460-8

Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). Resultados preliminares do diagnóstico das escolas médicas na epidemia de Covid-19. Brasília: Conselho Diretor da ABEM; 2020 [citado 10 out. 2020]. Disponível em: https://website.abem-educmed.org.br/resultados-preliminares-diagnostico-escolas-medicas

Chinelatto LA, Costa TR, Medeiros VMB, Boog GHP, Hojaij FC, Tempski PZ, et al. What You Gain and What You Lose in COVID-19: Perception of Medical Students on their Education [editorial]. Clinics [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 09]; 75: e2133. DOI: 10.6061/clinics/2020/e2133

Guimarães MPO, Mayer AF, Lima GLR, Mendonça KS, Santos MM, Rodrigues VYR, et al. Students’ Engagement and Protagonism in the Promotion of Medical Education During the Covid-19 Pandemic. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 08]; 44(1): e0153. DOI: 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200414

Martelli Júnior H, Machado RA, Swerts MSO, Martelli DRB, Caldeira AP. The Works of Hercules and Covid-19 lessons for medical education. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 08]; 44(3): e084. DOI: 10.1590/1981-5271v44.3-20200104.ING

Felisberto LCC, Giovannini PE, Diógenes ICF, Carlos LPN, Lins LFTS. The Path Is Made by Walking it: New Perspectives for Medical Education in the Pandemic Context. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 08]; 44(1): e156. DOI: 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200422

Rodrigues BB, Cardoso RRJ, Peres CHR, Marques FF. Learning from the Unpredictable: College Students’ Mental Health and Medical Education in the Covid-19 Pandemic. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 09]; 44(1): e149. DOI: 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200404

Costa FA, Silva AS, Oliveira CBS, Costa LCS, Paixão MES, Celestino MNS, et al. COVID-19: its clinical and psychological impacts on the elderly population. Braz J Dev [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 11]; 6(7): 49811-24. DOI: 10.34117/bjdv6n7-580

Guess A, Nagler J, Tucker J. Less than you think: Prevalence and predictors of fake news dissemination on Facebook. Sci Adv [periodical on the Internet]. 2019 [cited 2020 oct. 11]; 5(1): 1-8. DOI: 10.1126/sciadv.aau4586

Yabrude ATZ, Souza ACM, Campos CW, Bohn L, Tiboni M. Challenges Caused by Fake News among Elderly Population during the Covid-19 Infodemic: Experience of Medical Students. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 12]; 44(1): e140. DOI: 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200381

Vieira PR, Garcia LP, Maciel ELN. The increase in domestic violence during the social isolation: what does it reveals? Rev Bras Epidemiol [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 12]; 23: e200033. DOI: 10.1590/1980-549720200033

Ferreira VC, Silva MRF, Montovani EH, Colares LG, Ribeiro AA, Stofel NS. Women’s Health, Gender, Public Policies and Medical Education: Issues in the Context of the Pandemic. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 12]; 44(1): e147. DOI: 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200402

Braga IF, Oliveira WA, Silva JL, Mello FCM, Silva MAI. Family violence against gay and lesbian adolescents and young people: a qualitative study. Rev Bras Enferm [periodical on the Internet]. 2018 [cited 2020 oct. 13]; 71(3): 1220-7. DOI: 10.1590/0034-7167-2017-0307

Borges ISC, Vieira ACN, Oliveira RM, Silva GM, Raimondi GA. LGBT+ Equal Representativity in Medical Training and Covid-19: Building Care and Solidarity Networks. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 13]; 44(1): e129. DOI: 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200339

Cunha ATR, Silva JI, Oliveira GS, Souto RD, Souza LFF, Solano LC. The Homeless Population: the Role of Medical Education to Reducing Health Disparities. Rev Bras Educ Méd [periodical on the Internet]. 2020 [cited 2020 oct. 13]; 44(1): e136. DOI: 10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200376

Publicado

2021-10-01

Cómo citar

Matos de Oliveira, J. V. (2021). O cenário da educação médica brasileira na pandemia da Covid-19. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 6(Fluxo contínuo), e02106024. https://doi.org/10.28998/rpss.e02106024