O cenário da educação médica brasileira na pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02106024Abstract
Analisar o cenário do estudante de Medicina no Brasil no contexto da pandemia da Covid-19, buscando identificar as estratégias desenvolvidas para dar continuidade à educação médica, avaliar a adaptação pelos discentes e docentes e expor o papel do estudante perante as mudanças da realidade social. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. O levantamento bibliográfico foi realizado, em outubro de 2020, nas seguintes bases de dados: SciELO, Lilacs e MedLine. Os termos utilizados para a busca foram “educação médica” e “Covid-19”. Os critérios de inclusão foram trabalhos científicos: produzidos no Brasil e publicados em periódicos nacionais e internacionais no último ano; relacionados aos termos de estudo, presentes no título ou resumo; escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol; e disponíveis on-line na forma de artigo completo e gratuito. Foram selecionados 21 artigos, dentre os quais 8 consistiram em relatos de experiência. Os artigos foram analisados e agrupados em três categorias temáticas: 1 - A busca por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem; 2 - Os desafios e as contribuições do ensino não presencial; e 3 - O papel do estudante frente à vulnerabilidade social na pandemia. A elaboração de novas formas de ensino na pandemia é uma tarefa muito desafiadora e depende da cooperação mútua entre os diversos setores que participam da esfera acadêmica, ainda assim é possível garantir a aprendizagem e construir um ambiente propício para a formação médica mediante a inclusão digital, com políticas públicas integradoras. Além disso, o agravamento de problemas psicológicos associados à pandemia suscita a necessidade de suporte emocional e pedagógico para os alunos.
Descritores: educação médica; infecções por coronavírus; pandemias.
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