Assistência de Enfermagem à Criança com Câncer Fora de Possibilidades Terapêuticas: Uma Revisão Integrativa
DOI :
https://doi.org/10.28998/rpss.v2i2.3178Résumé
Objetivo: analisar em publicações científicas atuais a assistência de enfermagem à criança com câncer fora de possibilidades terapêuticas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a coleta de dados foi realizada em dezembro de 2016 por meio de fontes secundárias encontradas a partir de buscas nas bases de dados do Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Medline (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online). Para a seleção dos artigos, foi avaliado o rigor metodológico, considerando a clareza na descrição dos métodos utilizados, sujeitos participantes, critérios de inclusão/exclusão, resultados e limitações. Resultados: Foram identificados 138 artigos disponíveis a partir da combinação dos descritores Assistência de enfermagem, Criança com câncer e fora de possibilidades terapêuticas. Destes, apenas 09 estavam disponíveis gratuitamente na íntegra e a partir destes, foi feita esta revisão de literatura, pois os mesmo se enquadram nos critérios de inclusão. Conclusão: Percebe-se o quanto o profissional de enfermagem é necessário na assistência à criança com câncer fora de possibilidades terapêuticas, por ele passar a maior parte do tempo, gerando um vínculo afetivo com a criança e a família, é nesse profissional que é depositado toda a confiança, e esperança de uma morte digna sem sofrimento e dor, e o recebimento de apoio durante o processo de luto.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.