Disputa pela Hegemonia da Estratégia Saúde da Família: um diálogo ético-político
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308011Abstract
A visão ultraliberal dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, no contexto de recessão econômica do período 2016-2019, materializou políticas de austeridade e atos de governo que implicaram o processo de desmonte da Estratégia Saúde da Família da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. O texto discute a necessidade de a militância do SUS, em seus variados espaços, abrir um espaço de disputa pela hegemonia da Estratégia. O nosso argumento é de que a vitória da democracia nas eleições nacionais de 2022 deflagrou um terreno fértil para a incorporação de bases para um novo consenso pari passu com a desagregação da rede de consensos apresentada à atenção básica pelos dois governos anteriores. Em perspectiva histórica, apresentamos um sentido de vida em diálogo com elementos do processo de construção do SUS e uma leitura ética da Estratégia Saúde da Família. As hipóteses foram concebidas em linha com os fundamentos da saúde coletiva e o constructo teórico do federalismo. Compartilhamos contradições e possibilidades.
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família; Atenção Básica; Cuidado; Assistência; Consenso.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.