OGNI GIORNO NELLA PANDEMIA DEL COVID-19 E SALUTE MENTALE NELLA PHC BRASILIANA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409013esp-2Abstract
Introdução: A pandemia da COVID-19 alterou o cotidiano da população brasileira em vários sentidos, como nas relações sociais, rotinas e aspectos culturais. Objetivos: Investigar os efeitos da pandemia de COVID-19 na saúde mental dos usuários da Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil. Material e métodos: Este artigo é parte de uma pesquisa multicêntrica que realizou 820 entrevistas com usuários da APS em diferentes regiões do país. As entrevistas foram conduzidas por diferentes pesquisadores, gravadas, transcritas e categorizadas pela metodologia da Análise de Conteúdo do tipo temática, de acordo com o surgimento das inferências obtidas das entrevistas. Em um primeiro momento, foi realizada a categorização com o uso do software MaxQDA Analytics®; e, em um segundo momento, de forma paralela, por um grupo independente de pesquisadores, sendo os dois formatos debatidos e unificados na sequência. Resultados: Os resultados mostraram que o distanciamento social imposto pela pandemia foi uma das mudanças que mais afetou o cotidiano dos participantes, resultando em relatos de sentimentos de "solidão" e "ansiedade", além de restringir a realização de hábitos culturais e a prestação de homenagens aos entes queridos perdidos. Ademais, para descrever o estado da sua saúde mental, os participantes usaram uma linguagem restrita, com os termos: "emocional" e "psicológico". Conclusão: Os relatos dos participantes revelam não apenas mudanças significativas no cotidiano decorrentes da pandemia de COVID-19, mas também que a linguagem usada, muitas vezes, não capturava a complexidade das emoções vivenciadas. Sugere-se que se faz necessária uma abordagem mais rica e sensível à expressão do sofrimento, devido à evidente importância das narrativas para a sua compreensão. Nesse sentido, é crucial repensar a linguagem utilizada na abordagem do sofrimento humano, evitando simplificações e estigmas associados. Isso contribuirá para o desenvolvimento de estratégias de cuidado eficazes e de políticas públicas mais adequadas no âmbito da saúde mental. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-chave: Saúde Mental; COVID-19; Pandemia; Atenção Primária à Saúde; Estudo Multicêntrico.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Condividi allo stesso modo 4.0.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.