Contribuições de metodologias ativas problematizadoras na formação em saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Carla Pacheco Teixeira Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)
  • Adriana Medeiros Braga Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)
  • Kênia Suzana de Azevedo Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)
  • Maria Cristina Rodrigues Guilam Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)
  • Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02409005esp

Resumo

Introdução: As metodologias ativas problematizadoras possibilitam que o processo de ensino aprendizagem esteja centrado no estudante, contribuindo para a formação de profissionais mais críticos, reflexivos e criativos, ampliando a capacidade de compreensão da realidade e dos problemas que nela se apresentam. Objetivo: Analisar a produção científica sobre metodologias ativas problematizadoras, suas contribuições no contexto da formação em saúde e os desafios relacionados à sua implementação. Métodos: trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura. As buscas foram realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed), Scopus e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram incluídos artigos em português e inglês, publicados de 2017 a 2022. Resultados: Da análise dos seis artigos selecionados, emergiram as categorias: Contribuições da metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas no contexto da formação em saúde; Desafios na implementação dessas metodologias no processo de ensino-aprendizagem em saúde; e Estratégias pedagógicas ancoradas na metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas no processo formativo em saúde. Conclusões: Evidenciaram-se diversas contribuições, além de distintas estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas a partir do objetivo de ensino-aprendizagem. As evidências, contudo, apontam muitos desafios que ratificam a importância de condutas que favoreçam a adaptação de docentes e discentes aos métodos e estratégias empregados. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).

Palavras-Chave: Formação Profissional em Saúde; Ensino Superior; Aprendizagem Baseada em Problemas; Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Pacheco Teixeira, Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, mestra em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Coordenadora Acadêmica Adjunta Nacional do PROFSAÚDE, responsável nacional pela Disciplina de Seminários de Acompanhamento e docente permanente do PROFSAÚDE. CV: http://lattes.cnpq.br/8361839543321549 / ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5683-8430

Adriana Medeiros Braga, Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Assessora da Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) na Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ). CV: http://lattes.cnpq.br/4577994388375056 / ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5250-5623

Kênia Suzana de Azevedo, Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)

Graduanda de Enfermagem na Universidade Federal Fluminense (UFF ).Assessora da Coordenação Acadêmica Nacional do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) na Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ). CV: http://lattes.cnpq.br/0538263709116894 / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2532-3343

Maria Cristina Rodrigues Guilam, Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)

Graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestra e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz. Coordenadora Geral de Pós-Graduação da Fiocruz. CV: http://lattes.cnpq.br/5112943881740599  / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4242-3530

Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo, Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ)

Graduada em Enfermagem pela Universidad Nacional de Colombia, Bogotá (UNA), mestra em Educación pela Universidad Militar Nueva Granada (UMNG), Colômbia, e doutora em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).  Docente Permanente da Fundação Oswaldo Cruz - RJ (FIOCRUZ-RJ). CV:  http://lattes.cnpq.br/3231946905823780 / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2865-7824

Downloads

Publicado

2024-05-14

Como Citar

Teixeira, C. P., Braga, A. M., Azevedo, K. S. de, Guilam, M. C. R., & Azevedo, D. P. G. D. de. (2024). Contribuições de metodologias ativas problematizadoras na formação em saúde: uma revisão integrativa. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 9(Especial). https://doi.org/10.28998/rpss.e02409005esp

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)