Contribuições de metodologias ativas problematizadoras na formação em saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02409005espAbstract
Introdução: As metodologias ativas problematizadoras possibilitam que o processo de ensino aprendizagem esteja centrado no estudante, contribuindo para a formação de profissionais mais críticos, reflexivos e criativos, ampliando a capacidade de compreensão da realidade e dos problemas que nela se apresentam. Objetivo: Analisar a produção científica sobre metodologias ativas problematizadoras, suas contribuições no contexto da formação em saúde e os desafios relacionados à sua implementação. Métodos: trata-se de estudo de revisão integrativa da literatura. As buscas foram realizadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed), Scopus e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foram incluídos artigos em português e inglês, publicados de 2017 a 2022. Resultados: Da análise dos seis artigos selecionados, emergiram as categorias: Contribuições da metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas no contexto da formação em saúde; Desafios na implementação dessas metodologias no processo de ensino-aprendizagem em saúde; e Estratégias pedagógicas ancoradas na metodologia da problematização e aprendizagem baseada em problemas no processo formativo em saúde. Conclusões: Evidenciaram-se diversas contribuições, além de distintas estratégias pedagógicas que podem ser desenvolvidas a partir do objetivo de ensino-aprendizagem. As evidências, contudo, apontam muitos desafios que ratificam a importância de condutas que favoreçam a adaptação de docentes e discentes aos métodos e estratégias empregados. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).
Palavras-Chave: Formação Profissional em Saúde; Ensino Superior; Aprendizagem Baseada em Problemas; Brasil.
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