Percepções sobre o exercício da preceptoria e da formação em saúde no território Cabanas, Mariana, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308011espResumo
Introdução: A Estratégia Saúde da Família é um cenário de aprendizagem. No território de Cabanas, no município de Mariana, Minas Gerais, há uma equipe de profissionais que atuam como preceptores nesses processos formativos. Objetivo: Analisar as percepções do exercício da preceptoria e da formação em saúde desses profissionais. Métodos: Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 14 participantes envolvidos nos processos formativos do território. Para auxiliar as análises, utilizou-se a técnica da Análise de Similitude do programa IRaMuTeQ®. A interpretação do conteúdo textual deu-se pela Análise de Conteúdo. Resultados: Geraram-se duas análises de similitude correspondentes à interlocução entre a atenção-ensino-gestão e o controle social na formação em saúde e entre a educação e o trabalho interprofissional da equipe de Cabanas. Percebeu-se uma boa interlocução com a universidade, mas foi apontada a necessidade de um aprimoramento da relação com a gestão e a comunidade. Ainda que reconhecida sua importância, existem fragilidades no trabalho interprofissional. O estudo apresenta a proposta de um curso de formação profissional com a finalidade de contribuir com o fortalecimento do exercício da preceptoria no território. Conclusões: A interlocução entre os eixos da formação em saúde permite avançar na interprofissionalidade; e promover o profissional de saúde como sujeito de formação no território enseja a transformação das práticas profissionais.
Descritores: Preceptoria; Educação Interprofissional; Educação Permanente; Estratégia Saúde da Família.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.