PREVALÊNCIA DO ECZEMA E FATORES ASSOCIADOS EM UMA CIDADE DO NORDESTE DO BRASIL
Abstract
Objetivos: Identificar a evolução da prevalência e analisar os fatores de risco, genéticos, socioambientais para eczema atópico nos adolescentes entre 13 e 14 anos. Métodos: O estudo transversal descritivo analítico fez parte do Internacional Study of Asthma and Allergies in Childhood (ISAAC). A estatística descritiva por meio de frequências simples, média e desvio padrão; e parte analítica usando análise bivariada por meio de Risco, Qui-quadrado e Análise de Variância, cujos resultados nortearam a seleção das variáveis que participaram da análise multivariada por meio da Regressão Logística Dicotômica. Resultados: Prevalência de eczema nos adolescentes (2002) foi de 7,5% nos adolescentes e (2014) foi de 4%. Estudo fatores de risco com 74 portadores de eczema. Determinantes ambientais como tipo de piso, uso de travesseiro, ter irmão mais novo, frequentar creches, alimentação com peixe, frutas e aleitamento materno. Assim como antecedente familiar para eczema foram associados ao eczema e se mostraram significantes. Conclusão: O estudo revelou diminuição na prevalência do eczema. Destacamos que o eczema tem relação com a qualidade de vida e considerarmos a mancha atópica como possível evolução. Uma melhor assistência na atenção básica, no tratamento e na prevenção dos fatores de risco e estimulação dos fatores protetores.Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Esta revista adota a licença CREATIVE COMMONS CC-BY 4.0.
Autores mantém os direitos autorais dos textos publicados e concedem à revista o direito de realizar a primeira publicação do masnucrito. O trabalho é licenciado sob a Creative Commons Attribution License. Isto significa que o compartilhamento do trabalho é permitido, com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
As contribuições dos autors devem seguir as recomendações internacionais - International Committe of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html
O autor deve declarar que o artigo é original e que não foi publicado ou submetido em outro periódico, não infringindo qualquer direito autoral ou outro direito de propriedade.
Uma vez submetido ao artigo, a RPSS reserva-se o direito de fazer alterações normativas, ajuste ortográficos e gramaticais, a fim de manter o padrão linguístico, mas respeitando o estilo do autor.
Os artigos publicados tornam-se propriedade do RPSS. Mesmo assim, todas as opiniões expressas são de responsabilidade dos autores.
Esta é uma revista de acesso aberto, é permitido o uso gratuito de artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que a fonte seja citada sob a licença Creative Commons CC-BY.