APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E O AUTOCUIDADO DA PESSOA IDOSA
DOI:
https://doi.org/10.28998/rpss.e02308025Resumo
O autocuidado é um elemento relevante para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida. Para que ocorra a instrumentalização deste aspecto como fator protetivo, é necessário que seja aprimorado por meio da aprendizagem ao longo da vida. Este estudo objetivou refletir sobre a relação entre os processos de aprendizagem no envelhecimento e o desenvolvimento do autocuidado. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica da literatura científica sobre a temática. O panorama da literatura demonstrou que o processo de aprendizagem na velhice traz em si ganhos ao bem-estar e qualidade de vida, principalmente, quando denotados sentimentos positivos imbricados nesse processo com a autoestima e senso de autoeficácia. As práticas de autocuidado podem ser compreendidas como um conjunto de atividades que perpassam questões sanitárias e comportamentais, mas que sofrem influência de elementos de cunho físico, psicológico e sociocultural, sendo passíveis de intervenções educativas voltadas à informação e instrução para seu desenvolvimento.
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