USB acolhedora: uma proposta de construção coletiva de sentidos entre sujeitos que convivem com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo

Autores

  • Dayana Homez Rangel Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Eloisa Helena de Lima Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Luiz Rugero Marcatto do Carmo Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.28998/rpss.e02409011esp-2

Resumo

Introdução: Através do Diagnóstico de Saúde na Equipe de Saúde da Família Centro (eSF), em 2022, identificou-se como problema priorizado a perda de vínculo dos pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias com a unidade. Por isso, criou-se um projeto de intervenção para construir experiências de acolhimento e diálogo entre profissionais e usuários da eSF. Métodos: Trata-se de um Relato de Experiência relacionado a um projeto de Educação Permanente através de Rodas de Conversa (RC) e participação popular. Os sujeitos da intervenção foram os profissionais da eSF e as famílias de crianças com diagnóstico de TEA; o local de implementação foi a Unidade Centro.  Resultados: As ações foram embasadas nas necessidades do grupo, e os conteúdos divididos em oito encontros quinzenais com média de 15 participantes. A participação das famílias nas RC favoreceu o diálogo aberto e democrático entre os participantes e a construção coletiva, de modo a respeitar e suprir as necessidades do serviço de saúde, dos seus profissionais e dos usuários.  Conclusões: O projeto demonstrou que, com poucos recursos, é possível desenvolver intervenções resolutivas voltadas para as necessidades da eSF e das famílias de crianças com TEA, mostrando um novo caminho na geração de cuidado nessa comunidade e servindo de exemplo no atendimento humanizado e inclusivo. Este texto é fruto do programa de pós-graduação stricto sensu Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE).

Palavras-chave: Transtorno do Espectro do Autismo; Equipes de Saúde da Família; Educação em Saúde; Educação Permanente.

 

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Biografia do Autor

Dayana Homez Rangel, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduada em Medicina pela Facultad de Ciencias Médicas de La Habana (FCMH) e pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Revalida. Médica da ESF/NASF da Secretaria Municipal de Saúde de Barão de Cocais, MG. CV: http://lattes.cnpq.br/7688610473327019 / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0321-9561

Eloisa Helena de Lima, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduada em Psicologia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz  - Minas (FIOCRUZ-MG), com período sanduíche em Universitat Rovira i Virgili - Espanha (URV); com pós-doutorado em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz  - Minas (FIOCRUZ-MG). Professora Adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). CV: http://lattes.cnpq.br/7270423892490074 / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2380-7408

Luiz Rugero Marcatto do Carmo, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Graduado em  Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médico de Família e Comunidade na ESF da Prefeitura de Belo Horizonte, MG. CV: http://lattes.cnpq.br/6083894898865637 / ORCID: https://orcid.org/0009-0002-4354-9151

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Rangel, D. H., Lima, E. H. de, & Carmo, L. R. M. do. (2024). USB acolhedora: uma proposta de construção coletiva de sentidos entre sujeitos que convivem com crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Portal: Saúde E Sociedade, 9(Especial-2). https://doi.org/10.28998/rpss.e02409011esp-2