Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita em revistas, periódicos ou livros, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Art. 7º As colaborações para a Areia podem ser enviadas a qualquer tempo, em  fluxo contínuo, obedecendo às normas estabelecidas pela Equipe Editorial. Os/As  colaboradores/as só poderão publicar dois trabalhos - sejam eles artigos, resenhas ou ensaios - em um mesmo número da revista por vez, podendo ser um como autor/a e outro como coautor/a. O número máximo de coautores/as é três. Cada colaborador/a só poderá publicar um texto literário por número da revista.

Art. 8º Os textos encaminhados para publicação na Revista Areia devem ser  digitados em arquivo formato DOC ou DOCx, fonte Times New Roman 12, espaço  entrelinhas 1,5, margens 3 cm – superior e esquerda – e 2 cm – inferior e direita. O recuo  da primeira linha do parágrafo deve ser de 1,3 cm. O título do texto deverá vir acompanhado de versão em língua estrangeira, ambos centralizados, em negrito, sem itálico e tudo em letras maiúsculas. Ao longo de todo o texto, expressões em língua estrangeira, títulos de obras e passagens do texto que o autor queira destacar devem vir em itálico.

Na segunda linha após o título, deverá vir o nome do/a autor/a e coautores/as, com alinhamento à direita, com o número 1 (um) sobrescrito (Nome¹), que conduza a uma nota de rodapé informando o status de graduação (graduando/a ou recém-graduado/a), curso e instituição de ensino. A formatação do nome deve ser normal, sem negrito, tamanho 12. A formatação da nota de rodapé deve ser normal, sem negrito e tamanho 10.

O resumo (em língua portuguesa) deverá ter no mínimo 200 palavras e no máximo 300 palavras, seguido de versão em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês), e possuir de 3 a 5 palavras-chave separadas por ponto final. A palavra “resumo” (em língua portuguesa e estrangeira) deve vir em negrito, com apenas a inicial maiúscula, seguida de dois pontos (Resumo: Este trabalho…). O conteúdo do resumo deve vir com espaçamento simples (1,0), em formatação normal (sem itálico), exceto por títulos de obras e palavras estrangeiras. O conteúdo do resumo em língua estrangeira deve vir todo em formatação normal (sem itálico), exceto por títulos de obras.

As colaborações serão submetidas da seguinte maneira: artigos e ensaios, de 8 a 20 laudas, incluindo anexos; resenhas, de 2 a 4 laudas; relatos de experiência, de 4 a 10 laudas; contos, até 8 laudas; crônicas, até 5 laudas; poemas, até 5 laudas; incluídas bibliografia e notas quando necessário for. 

Ilustrações, gráficos e tabelas devem ser inseridas no texto, não em seu final, e apresentar, logo abaixo, título e fonte da imagem em tamanho 10. As imagens e figuras devem ser restritas ao necessário, resolução mínima de 300 dpi e com citação da fonte. As imagens, gráficos e tabelas deverão compor o corpo do texto em formato de imagem – PNG. 

As remissões bibliográficas serão feitas entre parênteses no corpo do próprio texto, contendo o nome do/a autor/a seguido da data de publicação da obra e do número da página, separados por vírgulas (SOBRENOME, ANO, p. x). Citações longas devem ser redigidas com fonte Times New Roman, tamanho 11. O parágrafo dessas citações deve ser digitado com a margem direita justificada e ser alinhado a 4 cm da margem esquerda, com espaçamento simples durante a citação e duplo antes e após a citação. Esse tipo de destaque deve ser utilizado sempre que o trecho citado tiver mais de 3 linhas. 

Os títulos de seções devem ser digitados com fonte Times New Roman, tamanho 12, em formato negrito [Estilo Título de Seção]. O título da introdução deve ser redigido na terceira linha após as palavras-chave do resumo. Os demais títulos, duas linhas após o último parágrafo da seção anterior. Os títulos de seções são numerados com algarismos arábicos seguidos de ponto final  e sem recuo à esquerda. Apenas a primeira letra de cada título de seção deve ser grafada com caracteres maiúsculos, exceto nomes próprios, e todo o título deve estar em negrito (por exemplo, 1. Introdução, 1.2. Subtítulo). 

As notas, sempre de natureza explicativa, devem vir no rodapé da página em fonte tamanho 10. As referências bibliográficas deverão vir no final do trabalho, em ordem alfabética, dispostas com alinhamento à esquerda, espaçamento simples, e com distância de duas linhas de uma referência para a seguinte. O título da obra referenciada deve estar em negrito. No caso de resenhas, a  referência ao objeto resenhado – exclusivamente – deverá vir no topo do texto. 

  • 1º A responsabilidade pela revisão ortográfica e gramatical do material a ser  apresentado é dos/as respectivos/as autores/as. 
  • 2º O trabalho deverá ser encaminhado por meio do SEER sem identificação de  autoria para avaliação cega pelos/as pareceristas. 
  • 3º Serão aceitos poemas com formatação livre. 

Art. 9º As publicações de textos traduzidos serão realizadas mediante convite da Equipe Editorial a docentes mestres/as e doutores/as da área de Tradução, e contemplarão os gêneros publicados na revista, obedecendo a organização e a especificidade de submissão  de cada gênero apontadas no Art. 8º deste regimento.

Artigos

Esta seção está aberta ao recebimento de artigos científicos na área de Letras e afins, com autoria ou co-autoria de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão de curso). O trabalho deve ser inédito quanto à publicação em outro periódico. O artigo deve apresentar embasamento teórico compatível com os objetivos da pesquisa.

Resenhas

Esta seção está aberta ao recebimento de resenhas de trabalhos acadêmicos e obras cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias, com autoria ou co-autoria de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão de curso). O trabalho deve ser inédito quanto à publicação em outro periódico.

Relatos de Experiência

Esta seção está aberta ao recebimento de relatos de experiência de práticas pedagógicas, vivências profissionais, artísticas ou extensionistas.

Textos Literários

Esta seção está aberta ao recebimento de textos literários (contos, crônicas e poemas), com autoria ou co-autoria de graduandos ou graduados (com até um ano de conclusão de curso).

Tradução

Os textos publicados nesta seção serão de autores convidados pela equipe editorial.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.