NEOLOGISMO E IDEOLOGIA: ESTRATÉGIAS LINGUÍSTICAS UTILIZADAS NA CRIAÇÃO DA NOVAFALA PARA CONTROLAR O PENSAMENTO DA SOCIEDADE NA OBRA 1984 DE GEORGE ORWELL
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar, a partir da obra literária distópica 1984 de George Orwell, as estratégias linguísticas de neologismos morfológicos, utilizadas para a criação das novas palavras pertencentes à Novafala – língua fictícia criada por George Orwell em sua obra literária – e como essas estratégias são utilizadas pelo Partido Socing (palavra em Novafala para se referir ao socialismo inglês) para limitar e controlar o pensamento da sociedade do superestado Oceania e fortalecer sua ideologia por meio da criação de uma língua. Para observar tal fato, foram analisadas palavras pertencentes à Novafala sob a luz das teorias de signos ideológicos de Bakhtin e Volochinov (2006), análise do discurso de linha francesa, sendo abordada, nesse artigo, sob a ótica de Eni Olrlandi (2005) e Helena Brandão (1997) e os estudos de Alves (1987 e 2006) sobre neologismo.
Downloads
Referências
ALTHOSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos de estado. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009. 128 p.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin. MARXISMO E FILOSOFIA DA LINGUAGEM. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2006. 204 p.
BRANDÃO, Helena H. Nagamire. Introdução à análise do discurso. 6. ed. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1997. 96 p.
CARVALHO, Nelly. O QUE É NEOLOGISMO. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. 78 p.
CARVALHO, Nelly. Criação Neológica. Revista Trama, Parána, v. 2, n. 4, p. 191-203, 2º semestre 2006. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/681. Acesso em: 13 dez. 2019.
FOUCAULT, Michel. A ORDEM DO DISCURSO. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
ISQUERDO, Aparecida & OLIVEIRA, Ana Maria (org.). As Ciências do Léxico. Mato Grosso do Sul: UFMS, 1998.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Análise De Discurso: Princípios e Procedimentos. 5. ed. São Paulo: Pontes, 2005. 100 p.
ORWELL, George. 1984. 1. ed. São Paulo: Companhia Das Letras, 2019. 414 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).