PROPOSTAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS: REFLEXÕES SOBRE A CRIATIVIDADE
Resumo
Este trabalho busca a identificação e o levantamento de categorias de propostas de produção textual escrita em Livros Didáticos de Português (LDP), delimitando e analisando os processos criativos nelas presentes, com o apoio de pesquisas que demonstram a relação intertextualidade e criatividade, como em Koestler (1967), Grainger, Goouch & Lambirth (2005), Perrone-Moisés (1990); Dias (2014) e Dias, Lopes & Calil (2017); e de discussões sobre o ensino da produção textual, como em Antunes (2017); Brasil, BNCC (2019) e Carvalho & Ferrarezi (2015). A metodologia da pesquisa caracteriza-se, inicialmente, como descritiva, com um trabalho de levantamento das propostas de produção textual presentes na coleção Português Linguagens, de William Cereja e Thereza Cochar (2017 – 2019); e, posteriormente, adota-se uma abordagem analítica, com recortes das propostas de produção textual, para um olhar aprofundado sobre os elementos do enunciado que possivelmente evocamos senso criativo dos alunos. Os resultados apontam que a criatividade requerida nas propostas de produção textual da coleção estabelece diálogo com a intertextualidade, quando apresentam liberdade de expressão e ancoramento, confirmando os conceitos sobre o ato criativo retomar conhecimentos anteriores. As propostas encaminham a criação de enredo, personagens e cenários, relacionada às experiências que os alunos possam ter para tomar como base a criação de elementos para suas histórias; como também apresentam mudanças no que diz respeito ao limite criativo no decorrer dos anos — do 6º ao 9º —, fato possivelmente ligado ao gênero textual proposto. Todas as quatro propostas analisadas trabalham com o fator criatividade intrínseco à liberdade de escolha do assunto que será abordado, retomando, desse modo, o conceito de intertextualidade, que dialoga com a cultura e as experiências dos alunos. Espera-se que a pesquisa promova uma reflexão sobre o uso efetivo e dinâmico do LDP, como um recurso produtivo para o ensino e a aprendizagem.Downloads
Referências
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