PET-LETRAS:
UMA JORNADA INDIVIDUAL E COLETIVA DENTRO DA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
PET. Letras. Relato de experiênciaResumo
Este trabalho é um relato de experiências vividas por uma participante egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante os quatro anos em que participei do grupo, tive a oportunidade de fazer parte de ações que envolveram o tripé universitário de ensino-pesquisa-extensão. Neste texto, apresento uma breve descrição da formação do PET-Letras da UFPE, de tutores e de suas atividades principais. Depois, relato algumas situações vivenciadas pelo grupo desde a seleção em que fui aprovada e classificada para participar do PET até a minha saída. Nessas recordações, estão inclusos eventos organizados, conversas, reuniões, confraternizações e participações em outras ações. Além dos projetos voltados para a comunidade acadêmica e extra-acadêmica, também discorro sobre a relação interna do grupo e como isso foi importante para a execução das atividades do PET-Letras. Por fim, relato de que forma participar desse programa auxiliou e ainda auxilia na minha trajetória profissional e pessoal. Estar envolvida em atividades de ensino, pesquisa e extensão, sobre as quais está fundado o PET-Letras, foi essencial para minha vivência acadêmica, especialmente por ter cursado uma licenciatura. Para relembrar esses momentos, além da memória, também obtive ajuda de fotos publicadas nas redes sociais do grupo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Departamento de Modernização e Programas de Educação Superior. Coordenação Geral de Relações Acadêmicas de Graduação. Programa de Educação Tutorial. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília: SESu, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ana Beatriz Freire de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).