O PAPEL DO TUTOR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
Palavras-chave:
PET. Tutoria. EducaçãoResumo
Neste relato de experiência, faço uma breve descrição e reflexão sobre a importância da figura do Tutor frente a um Grupo como o Programa de Educação Tutorial baseando-me na figura da Professora Maria Denilda Moura, Tutora do Grupo PET que eu fazia parte, o PET-Letras/UFAL. A partir das entradas de dicionário para “coordenador” e “tutor”, argumento que o segundo termo parece ser o mais adequado à figura do professor frente ao PET, uma vez que ele é o responsável pela condução das atividades de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas pelo Grupo PET que tutoria e, ainda, pelo amparo dos alunos nas possíveis dificuldades frente à execução dessas atividades. A minha reflexão traz à tona importantes lembranças de quando Denilda Moura era a minha tutoria e, ainda, mostra o quanto a minha tutora foi (e é!) importante para as minhas atividades profissionais enquanto professor e enquanto ser humano.
Downloads
Referências
BARONE, Dante Augusto Couto. Depoimento dos Tutores: Dante Augsuto Couto Barone. SOARES, Maria do Carmo Figueredo Soares; MOURA, Maria Denilda. O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife: UFRPE, 2007.
MOURA, Maria Denilda Moura. Depoimento dos Tutores: Maria Denilda Moura. SOARES, Maria do Carmo Figueredo Soares; MOURA, Maria Denilda. O Programa de Educação Tutorial (PET) em perspectiva: o olhar dos tutores. Recife: UFRPE, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Marcelo Amorim Sibaldo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).