REFLEXÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA POR MEIO DE CONTOS
Palavras-chave:
Leitura de Contos. Literatura Inglesa. Tecnologias.Resumo
Este relato apresenta uma proposta de trabalho para leitura de contos em língua estrangeira moderna, Inglês, apoiado na teoria dos gêneros textuais, conforme Marcuschi (2004), e da retextualização, conforme Dell’Isola (2007). Propõe que os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública sejam desafiados a fazer uma retextualização de um conto em um vídeo, utilizando imagens, legenda e áudio. Esse desafio estabelece um objetivo de leitura e exige profundo conhecimento do texto base, conduzindo, assim, a compreensão e o processo de escrita. Para esse objetivo, foram oferecidos diferentes contos de autores como Edgar Allan Poe, Ernerst Hemingway, Oscar Wilde, entre outros, os quais abordam temas relevantes para debates como obsessão, abuso sexual e empatia. Apresenta também reflexões sobre as dificuldades que a leitura de narrativas um pouco mais longas traz para alunos do ensino médio. Apesar disso, uma proposta diferenciada de estudo do texto possibilita motivá-los à compreensão. Foi o que demonstraram os resultados deste trabalho: oito vídeos diferentes e muita conversa sobre os textos escolhidos pelos alunos.
Downloads
Referências
BLACKWOOD, Algernon. The Little Beggar. In: https://americanliterature.com/author/algernon-blackwood/short-story/the-little-beggar Acesso em 26/04/2019
BRASIL, Base Nacional Curricular Comum. In: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192
DELL’ISOLDA, Regina Lúcia Péret. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007
FERREIRA, Ana Raquel. Literatura em inglês com contos de Edgar Allan Poe. Nova escola, Edição 261, 01 de Abril | 2013
HEMINGWAY, Ernest. A Cat in the Rain. In: MENEZES, Vera, [et al. Alive high: inglês 2ºano: ensino médio. 2ªed. São Paulo. Edições SM, 2016.
__________________ Up in Michigan In: https://docs.google.com/file/d/0B_Vh6yN_3DRHMHRWX3pxVW9lTEE/edit Acesso em 26/04/2019
JOYCE, James. After the race. In: https://americanliterature.com/author/james-joyce/short-story/after-the-race. Acesso em 02/05/2019.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Em: MARCUSCHI, L. A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.
POE, Edgar Allan. Berenice. http://www.crc-peru.com/english_program/EnglishReaderPlan/ Berenice-Edgar_Allan_Poe.pdf Acesso em 15/08/2017
_______________ In: Tales of Mystery and Imagination. China: Oxford University Press, 2008.
_______________ The Oval Portrait. In: https://www.edisco.it/rainbows/wpcontent/uploads/sites/82/2016/12/the_oval_portrait_preview.pdf Acesso em 04/26/2019
WILDE, Oscar. The Happy Prince. In: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto /gu000902.pdf Acesso em 14/08/2017
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edlene Silva Oliveira e Andrade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).