Virtual Learning Environment and its use During the Pandemic Perception and Performance of Students

Autores/as

  • Ananias Francisco dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Elizabeth de Oliveira Vendramin Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Rodolfo Batista da Silveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Felipe Zatorre Dantas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Claudiane da Silva dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumen

Ante la situación provocada por la pandemia generada por COVID-19, el Ministerio de Salud recomendó una serie de medidas preventivas, que culminaron con la suspensión de las clases presenciales y la migración a la enseñanza remota de emergencia. El objetivo general de la investigación fue exponer la posición de los egresados de los cursos de Administración y Contabilidad de la ESAN / UFMS sobre la pandemia COVID-19, el uso del VLE y su respectivo desempeño en las disciplinas abordadas en la investigación. Los VLE son plataformas que permiten realizar clases en línea de forma sincrónica y asincrónica y facilitan la comunicación entre estudiantes y profesores que se encuentran geográficamente distantes. En el segundo semestre de 2020 se aplicó un cuestionario a través de la aplicación de Google que contiene preguntas abiertas y cerradas sobre la pandemia COVID-19, la estructura y uso del Entorno Virtual de Aprendizaje (AVA) y también el uso de estudiantes de pregrado en los cursos Gestión y Ciencias Contables en ESAN / UFMS en Campo Grande / MS. Los resultados obtenidos en la encuesta mostraron que la mayoría de los encuestados coinciden en que el aislamiento social era necesario, así como, dicen estar satisfechos con las herramientas utilizadas en el uso del VLE, en el que la disponibilidad de clases previamente grabadas, la web- se destacaron conferencias, seminarios, evaluaciones, actividades e incluso el uso de la aplicación KAHOOT. La investigación ayudó a evidenciar que aún con las dificultades impuestas por la pandemia, la tasa de uso de los estudiantes de pregrado a través de este método fue muy buena, tanto en los ítems evaluados por los estudiantes, como en la tasa de aprobación de los participantes que conformaron la muestra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ananias Francisco dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Elizabeth de Oliveira Vendramin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Carlos Rodolfo Batista da Silveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Felipe Zatorre Dantas , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Claudiane da Silva dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Publicado

2023-04-03

Número

Sección

Contabilidade, Controladoria e Finanças