Virtual Learning Environment and its use During the Pandemic Perception and Performance of Students

Autori

  • Ananias Francisco dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Elizabeth de Oliveira Vendramin Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Rodolfo Batista da Silveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Felipe Zatorre Dantas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Claudiane da Silva dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Abstract

Given the situation caused by the pandemic generated by COVID-19, the Ministry of Health recommended a series of preventive measures, which culminated in the suspension of classroom classes and the migration to emergency remote teaching. The general objective of the research was to expose the position of undergraduates from the courses of Administration and Accounting at ESAN/UFMS on the COVID-19 pandemic, the use of the VLE and their respective performance in the disciplines addressed in the research. VLE are platforms that make it possible to conduct online classes synchronously and asynchronously and facilitate communication between students and teachers who are geographically distant. In the second half of 2020, a questionnaire was applied through the Google application containing open and closed questions about the COVID-19 pandemic, the structure and use of the Virtual Learning Environment (AVA) and also the use of course graduates Management and Accounting Sciences at ESAN/UFMS in Campo Grande/MS. The results obtained in the survey showed that most respondents agree that social isolation was necessary as well as, they say they are satisfied with the tools used in the use of the VLE, in which the availability of previously recorded classes, the web-conferences stood out. , seminars, evaluations, activities and even the use of the KAHOOT app. The research helped to show that even with the difficulties imposed by the pandemic, the rate of use of undergraduates through this method was very good, both in the items evaluated by the students, and in the approval rate of the participants who made up the sample.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ananias Francisco dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Elizabeth de Oliveira Vendramin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Carlos Rodolfo Batista da Silveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Felipe Zatorre Dantas , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Claudiane da Silva dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Pubblicato

2023-04-03

Fascicolo

Sezione

Contabilidade, Controladoria e Finanças