Virtual Learning Environment and its use During the Pandemic Perception and Performance of Students

Autores

  • Ananias Francisco dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Elizabeth de Oliveira Vendramin Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Carlos Rodolfo Batista da Silveira Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Felipe Zatorre Dantas Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Claudiane da Silva dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananias Francisco dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Elizabeth de Oliveira Vendramin, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Carlos Rodolfo Batista da Silveira, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Felipe Zatorre Dantas , Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Claudiane da Silva dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Dado a situação ocasionada pela pandemia gerada pelo COVID-19, o Ministério da Saúde recomendou uma série de medidas preventivas, que culminou com a suspensão das aulas presenciais e a migração para o ensino remoto emergencial. O objetivo geral da pesquisa foi expor o posicionamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS sobre a pandemia do COVID-19, o uso do AVA e os respectivos desempenhos dos mesmos nas disciplinas abordadas na pesquisa. Os AVA são plataformas que possibilitam a realização de aulas online de forma síncrona e assíncrona e facilitam a comunicação entre alunos e professores que estão distantes geograficamente. Aplicou-se no segundo semestre de 2020 um questionário por meio do aplicativo Google contendo questões abertas e fechadas sobre a pandemia do COVID-19, a estrutura e a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e ainda, o aproveitamento dos graduandos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da ESAN/UFMS em Campo Grande/MS. Os resultados obtidos na pesquisa mostraram que a maioria dos respondentes concorda que o isolamento social foi necessário assim como, se dizem satisfeitos com as ferramentas empregadas no uso do AVA, no qual destacaram-se à disponibilização de aulas gravadas com antecedência, as web-conferências, os seminários, as avaliações, as atividades e ainda, o uso do aplicativo KAHOOT. A pesquisa contribuiu para mostrar que mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o índice de aproveitamento dos graduandos através deste método foi muito bom, tanto nos itens avaliados pelos discentes, quanto no índice de aprovação dos participantes que compuseram a amostra.

Downloads

Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Contabilidade, Controladoria e Finanças