una Acciones de Educación Fiscal Desarrolladas en la Región Metropolitana de Fortaleza (RMF)

Autores/as

  • Susana Bezerra Universidade Federal do Ceara
  • Rubens Carlos Rodrigues Universidade Federal do Ceará
  • Marcus Vinícius Veras Machado Universidade Federal do Ceará

Resumen

La presente investigación tiene como objetivo analizar las actividades de Educación Fiscal en los municipios de la Región Metropolitana de Fortaleza (RMF), región elegida por representar el 63,15% del PIB del Estado de Ceará. Se trata de una investigación descriptiva y documental, con la aplicación de un cuestionario a los gerentes de los Departamentos Financieros, con enfoque cualitativo y análisis documental. Se encontró que solo el 40% de los municipios que respondieron al cuestionario practican alguna acción encaminada a la Educación Fiscal y que no son desarrolladas en su totalidad por las entidades, ya sea por falta de inversión en la planificación presupuestaria, falta de legislación específica o por la estructura existente en el municipio. El proceso de Educación Fiscal requiere presupuesto, estructura e involucramiento de la sociedad. Se espera que este estudio contribuya a la academia, fomentando nuevas investigaciones, y se sugiere que se realicen nuevas investigaciones, que involucren la relación entre acciones y participación de la sociedad tanto a nivel de la RMF, como a nivel regional y nacional, ya que Brasil es referencia en Educación Fiscal.

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Biografía del autor/a

Rubens Carlos Rodrigues, Universidade Federal do Ceará

A presente pesquisa visa analisar as atividades de Educação Fiscal no âmbito dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), região escolhida por representar 63,15% do PIB do Estado do Ceará. Trata-se de pesquisa descritiva e documental, com aplicação de questionário aos gestores das Secretarias de Finanças, com abordagem qualitativa e análise documental. Constatou-se que somente 40% dos municípios que responderam ao questionário praticam alguma ação voltada para Educação Fiscal e que não são plenamente desenvolvidas pelos entes, seja por falta de investimento no planejamento orçamentário, ausência de legislação específica ou por conta da estrutura existente no município. O processo de Educação Fiscal requer orçamento, estrutura e envolvimento da sociedade. Espera-se que este estudo contribua para a academia, ao fomentar novas pesquisas, e sugere-se que sejam feitas novas pesquisas, envolvendo a relação entre as ações e a participação da sociedade tanto a nível da RMF, como a nível regional e nacional, visto que o Brasil é referência em Educação Fiscal.

Marcus Vinícius Veras Machado, Universidade Federal do Ceará

A presente pesquisa visa analisar as atividades de Educação Fiscal no âmbito dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), região escolhida por representar 63,15% do PIB do Estado do Ceará. Trata-se de pesquisa descritiva e documental, com aplicação de questionário aos gestores das Secretarias de Finanças, com abordagem qualitativa e análise documental. Constatou-se que somente 40% dos municípios que responderam ao questionário praticam alguma ação voltada para Educação Fiscal e que não são plenamente desenvolvidas pelos entes, seja por falta de investimento no planejamento orçamentário, ausência de legislação específica ou por conta da estrutura existente no município. O processo de Educação Fiscal requer orçamento, estrutura e envolvimento da sociedade. Espera-se que este estudo contribua para a academia, ao fomentar novas pesquisas, e sugere-se que sejam feitas novas pesquisas, envolvendo a relação entre as ações e a participação da sociedade tanto a nível da RMF, como a nível regional e nacional, visto que o Brasil é referência em Educação Fiscal.

Publicado

2023-04-03

Número

Sección

Contabilidade, Controladoria e Finanças