O ensino da multiplicação a partir de uma história virtual
DOI:
https://doi.org/10.28998/redemat.v1i1.14581Palavras-chave:
Educação Matemática, História Virtual, MultiplicaçãoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem por meio de uma História Virtual que compreendesse o movimento lógico-histórico do conceito. A atividade foi desenvolvida em uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental I em uma escola da rede pública da cidade de São Carlos (SP) em meados de 2021. As atividades foram pensadas a partir da leitura da pesquisa de Galdino (2016), onde a pesquisadora elaborou uma História Virtual, tendo como enredo o conto “Dona Baratinha” (MACHADO, 2004). Utilizamos a mesma história para realizar as atividades com os alunos e analisar como resolveriam tal situação, uma vez que a pesquisadora havia apresentado a História Virtual para o Grupo de Pesquisa. Percebemos que esta atividade possibilitou que os alunos do 5º ano não só construíssem o conceito de multiplicação, mas como também fizessem a generalização
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: Gostosuras e Bobices. 5ª Edição. São Paulo: Scipione, 1997.
GALDINO, Ana Paula da Silva O conhecimento matemático de estudantes do 3º ano do ensino fundamental sobre o conceito de multiplicação: um estudo com base na teoria histórico-cultural. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Tubarão. 110f. 2016.
MACHADO, Ana Maria. Dona Baratinha. Ilustração de Maria Eugênia. São Paulo: FTD, 2004.
MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011, 249 pf. Tese (Livre docência). Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques. Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 10-45.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. A construção do signo numérico em situação de ensino. 1992. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.
MOURA, Manoel Oriosvaldo. (coord.). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural. Brasília: Líber, 2010.
MOURA, Manoel Oriosvaldo.Et al. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educ, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205 – 229, jan./abr. 2010.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. 194 p.
VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010. 496 p.