O ensino de simetria no Ensino Fundamental: possibilidades para uma proposta investigativa
Palavras-chave:
Matemática, Simetria, Van HieleResumo
Neste artigo apresentaremos uma reflexão sobre o ensino de simetria no Ensino Fundamental através de uma experiência aplicada com mestrandos do Programa de Mestrado Profissional em Ciências e Matemática de uma universidade estadual de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se, na metodologia, a pesquisa qualitativa, na qual o pesquisador se posiciona diante das reflexões apresentadas pelos professores mestrandos com a finalidade de repensar as práticas pedagógicas. Buscou-se na teoria de Van Hiele, os subsídios necessários para a construção de uma sequência-didática para o ensino de simetria, a fim de criar possibilidades para uma aprendizagem com mais significado para o aluno.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Adamária da Silva; SILVA, Carla Lima; DIAS, Sheila Nathyelle Alves. Formação de professores de Matemática: experiências no ensino de geometria com base na teoria de Van Hiele. 2019. In: Anais do XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática. Ilheus, Bahia XVIII EBEM. Disponível em https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/de297f6ae2006cb7afdb46e17b30b772.pdf.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. A investigação qualitativa em educação. Porto/Portugal: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALHEIRO, Rosemary Borin; ALENCAR, Edvonete Souza de; CASSIMIRO, Silvia Regina da Silva. Análise das disciplinas para o ensino da Matemática nos cursos de pedagogia nas instituições públicas de Mato Grosso do Sul. Boletin oline de Educação Matemática. Florianópolis, v. 10, n. 19, p. 63-80, fevereiro/2022.
CROWLEY, Mary L. O modelo de Van Hiele de desenvolvimento do pensamento geométrico. In: LINDQUIST, Mary M.; SCHULTE, Albert P. Aprendendo e ensinando geometria. Tradução de Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994, p. 1-20.
JESUS, Patricia dos Santos de. A literatura infantil para o ensino fundamental: uma sequência didática formativa. Dissertação (Mestrado). Dourados, MS: UEMS, 2021.
KALEFF, Ana M. ; et al. Desenvolvimento do pensamento geométrico: modelo Van Hiele. Bolema, Rio Claro, v. 10, p. 21-30, 1994.
MACHADO, Kalyne Tereza. Uma investigação sobre os níveis de conhecimento geométricos de licenciados em Matemática por meio da teoria de Van Hiele. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). São Cristóvan, SE: Universidade Federal de Sergipe, 2021.
MARTINS, Jeová Pereira. Livro didático, artefatos socioculturais e ensino de simetria no Ensino Fundamental. Rematec, Ano 13 - n. 29, p. 107–119, set./dez, 2018.
MARTINS, Jeová Pereira; MENDES, Iran Abreu. Exploração e problematização de simetrias em artefatos socioculturais para o uso do ensino fundamental. Revista Latino Americana de Etnomatemática, v. 11, n. 2, p. 8-30, maio/agosto, 2018.
NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmen Lucia B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EdUFSCar, 2003.
PACHECO, Franklin Fernando Ferreira; SILVA, Andreza Santana da. O estudo da geometria nos anos iniciais do ensino fundamental a partir dos Parâmetros para a educação básica do estado de Pernambuco: um olhar sobre a ótica da Teoria de Van Hiele. Campo Mourão,PE: RPEM, v. 8, n. 17, p. 475-492, jul-dez, 2019.
PAVANELLO, Regina Maria. Por que ensinar/aprender geometria. Trabalho apresentado no VII Encontro Paulista de Educação Matemática, 2004.
RIBEIRO, Miguel. Pensar Matematicamente envolvendo diferentes formas de ver e de contar e as conexões com o Pensamento Algébrico. Campinas: CIEspMat Pesquisa e Formação, 2021.
RIBEIRO, Miguel; GIBIN, Gabriela Faria Barcelos; SOUZA, Carla Alves de. Professor: Reflexão e Simetria. Curitiba: CRV, 2021.
SANTOS, Marcio Eugen Klingenschnid Lopes dos; MAZZINI, Talita Freitas dos Santos. Teoria de Van Hiele: os níveis de pensamento geométricos de alunos concluintes do ensino fundamental. Revista de Casos e Consultoria, v. 12, n.1, 2021.
SILVA, Américo Junior Nunes da; OLIVEIRA, Caique Melo de. A pesquisa na formação do professor de Matemática. Itapetininga: RIFP, v.5, p. 1-23, 2020.
SILVA, Graciely Franco da Silva; DIAS, Marcelo de Oliveira. Modelo Geométrico de Van Hiele: estados de arte nos encontros nacionais de Educação Matemática (ENEM). RenCiMa, v. 11, n.1, p. 169-188, 2020.
VIEIRA, Gilberto; PAULO, Rosa Monteiro; ALLEVATO, Suely Gomes. Simetria no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. Bolema, Rio Claro (SP), v. 27, n. 46, p. 613-630, ago. 2013.