Um olhar sobre os olhares de outros observadores: uma análise sobre teses e dissertações em Educação Matemática sobre o uso das tecnologias digitais

Autores

Palavras-chave:

Educação Básica, Pesquisa Bibliográfica, Práticas Pedagógicas

Resumo

As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes em nossas vidas. A sociedade se beneficia constantemente dos avanços provocados por estes recursos e a escola como parte desta sociedade necessita cada vez mais fazer uso destes equipamentos para continuar dando conta de formar alunos para o Século XXI. Nesta perspectiva, o trabalho tem por objetivo analisar práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Educação Básica do estado de Mato Grosso do Sul que envolvam o ensino de matemática integrado ao uso de recursos tecnológicos digitais. Para isso foram analisadas 12 dissertações e 2 teses produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Com o estudo foi possível compreender como os professores utilizam os recursos digitais e estabelecer um panorama sobre as pesquisas produzidas sobre a temática, além disso espera-se que o trabalho sirva como um instrumento capaz de valorizar a produção existente e contribua para novas pesquisas da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Dziekaniak Figueiredo, Universidade Federal do Rio Frande (FURG)

Doutor em Educação; Mestre em Educação em Ciências; Graduado em Matemática; Professor Adjunto na FURG e Líder do Grupo de Pesquisa Tangram.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

Figueiredo, T. D., & Marques de Oliveira, H. G. (2023). Um olhar sobre os olhares de outros observadores: uma análise sobre teses e dissertações em Educação Matemática sobre o uso das tecnologias digitais. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 2(1), e202303. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/14765