O uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) no ensino da Estatística e da Matemática Financeira no nível médio: uma revisão de literatura
Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino Médio, Estatística, Matemática Financeira, NTICResumo
O presente artigo configura-se como uma revisão bibliográfica direcionada para o ensino da Estatística e da Matemática Financeira, mas especificamente sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) no ensino e aprendizagem dessas áreas do conhecimento. O objetivo do estudo consistiu na análise sobre a importância do uso das novas tecnologias no ensino médio. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, buscando-se, dentre outros aspectos, identificar de que forma têm sido utilizadas as novas tecnologias durante o processo de ensino. O estudo constatou que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido uma realidade na educação, e que estas contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem dos discentes, devido à familiaridade que possuem com as novas tecnologias. Além disso, foi possível identificar na literatura alguns estudos voltados para o ensino da Estatística e da Matemática Financeira a partir do uso dessas novas tecnologias da informação e comunicação.
Downloads
Referências
BELINI, A. L. As Novas TICs aplicadas à Educação. Youtube, Jun 2016.
Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=doEdVWCMUb0 >. Acesso em: 31 ago. 2022.
BERNARDES, A. O. A utilização do celular por alunos do ensino noturno para o ensino de física: um estudo de caso de um colégio público do estado do Rio de Janeiro. 2015. Disponível em: < http://evidosol.textolivre.org/papers/2015/upload/42.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2022.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 1o e 2o ciclos do ensino fundamental. Ministério da Educação. Secretaria do Ensino Fundamental. Brasília, DF, 1998.
CARVALHO, L. de J. GUIMARÃES, C. R. P. Tecnologia: um recurso facilitador do ensino de ciências e biologia. 2015. Disponível em: < https://www.ri.ufs.br/bitstream/riufs/8152/2/TecnologiaRecursoEnsino.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2022.
CÓSER FILHO, M. S. Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas. 2008. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14828/000668627.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 out. 2021.
CÓSER FILHO, M S. Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas. 2008. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14828/000668627.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 out. 2021.
FERREIRA, A. O.; SOUZA, M. J. J. A redefinição do papel da escola e do professor na sociedade atual. Vértices, v. 12, nº 3, p. 165-175, 2010.
FLORES, M. L. P. O uso do excel para resolver problemas de operações financeiras. 2006. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13678/16034>. Acesso em: 15 mar. 2022.
FORTI, M. C. As TDIC no cotidiano escolar: campo de possibilidades de aprendizagem. 2017. Disponível em: < https://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-dos-colegios-santa-maria/tdic-no-cotidiano-escolar/>. Acesso em: 18 jan. 2022.
FURTADO, A. B.; SOUZA, B. S. O uso do software Geogebra no ensino médio: uma abordagem para o ensino de Estatística. 2020. Disponível em: < http://sites.ufca.edu.br/proder/wp-content/uploads/sites/19/2020/02/O-USO-DO-SOFTWARE-GEOGEBRA-NO-ENSINO-M%C3%89DIO-UMA-ABORDAGEM-PARA-O-ENSINO-DE-ESTAT%C3%8DSTICA-1.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2022.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido.2 ed. São Paulo: Editoria e Livraria Instituto Paulo Freire,2011, 23 p.
GOUVEA, S. A. S. MALTEMP, M. V. WebQuest – Uma tecnologia informática para o ensino e aprendizagem de matemática financeira. 2006.Disponível em: < http://www1.rc.unesp.br/igce/demac/maltempi/Publicacao/Gouvea-Maltempi-cibem.pdf.>. Acesso em 16 ago. 2022.
GUTIÉRREZ, A. M. Educacion multimedia: uma propuesta desmistificadora. Segovia, Espanha, 1995.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.
MARTINS. W. S. et al., M-learning como modalidade de ensino: a utilização do aplicativo Estatística Fácil no ensino médio. 2018. Disponível em: < https://revistas.pucsp.br/index.php/emd/article/view/32882/25612/>. Acesso em: 31 ago. 2022.
MERCADO, L. P. L. (Org.). Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre a prática. Maceió. EDUFAL, 2002.
MORAN, J. M. As mídias na educação. In: MORAN, J. M. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2003.
PACIEVITCH, T. Tecnologia da Informação e Comunicação. 2017.
Disponível em: < https://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao/>. Acesso em: 06 mar. 2022.
PIRES, M. A.; VEIT, E. A. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 28, n. 2, p. 241 - 248, (2006). Disponível em: < http://sbfisica.org.br/rbef/pdf/050903.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2022.
RODRIGUES, R. B. Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação. Recife: IFPE- Rede e-Tec Brasil, 2016. 86 p.
ROSETTI JÚNIOR, H. O jogo na educação matemática: desenvolvimento de um rpg para trabalhar o conceito de moeda no ensino fundamental. Disponível em: < file:///C:/Users/Windows/Downloads/3607-11163-2-PB.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2022.
SANTOS, M. A. dos. Novas tecnologias no ensino de matemática: possibilidades e desafios. 2012. Disponível em: < http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/tics/101092011085446.pdf> Acesso em: 10 mar. 2022.
SANTOS, R. M. B. dos. TIC'S: uma tendência no ensino de Matemática. 2010. Disponível em: < https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/tics-uma-tendencia-no-ensino-matematica.htm>. Acesso em: 14 mar. 2022.
SILVA, A. F. AND KODAMA, H. M. Y, 2004. Jogos no Ensino de Matemática. In: II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, UFBA, 25-29 out 2004. Bahia, BA.
SOUZA, R. F de. O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação em uma sequência didática incluindo software Geogebra no ensino da Estatística descritiva. 2019. Disponível em: < revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2432.>Acesso em: 28 ago. 2022.
SUANNO, M. V. R. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação: reflexões a partir da Teoria Vygotskyana. 2003. Disponível em: < http://www.abed.org.br/seminario2003/texto16.htm>. Acesso em: 14 mar. 2022.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade./ Sanmya Feitosa Tajra. 3.ed. rev. atual e ampl. – São Paulo: Érica, 2001.
VELLOSO, F. Informática: conceitos básicos / Fernando Velloso. - 9ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.