A resolução de problemas matemáticos e o uso de artefatos tecnológicos: um estudo de caso no 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Macaé-RJ

Autores

  • Rita Maria da Silva Gomes Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Palavras-chave:

Educação Matemática, Problemas Contextualizados, Computador., GeoGebra, Teorema de Pitágoras

Resumo

Na aprendizagem matemática, os alunos criam, testam e concluem hipóteses sobre os problemas que devem resolver, sem excluir as propriedades geométricas. Por isso, esta pesquisa investigou como a oferta do computador e o uso do software GeoGebra, com problemas contextualizados, no estudo da verificação do teorema de Pitágoras, contribuiu para que os alunos se sentissem mais motivados, proporcionando uma aprendizagem autônoma a partir do uso de um material que já é familiar. Foi realizado um estudo de caso a partir de aulas com alunos do 9º ano no laboratório de informática, pertencentes a uma escola do município de Macaé-RJ. A metodologia proposta incorporou situações problemas associadas a artefatos tecnológicos, objetivando que os alunos discutissem entre eles as melhores soluções que cada um vislumbrava diante da oferta de um software dinâmico, com a mediação do professor. Após a aula interativa, ocorreu uma roda de conversa em que os alunos manifestaram suas percepções sobre uma possível desmistificação do conteúdo matemático em aulas associadas a artefatos tecnológicos. Como resultados, observou-se que os alunos se sentiram atraídos e motivados pelas construções no GeoGebra, mas que se deve levar em conta a necessidade de atualização do docente para que ele possa integrar a tecnologia na aprendizagem do conteúdo e não como uma tarefa desconectada do planejamento.

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Biografia do Autor

Rita Maria da Silva Gomes, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Mestra em Educação pela Universidade Estácio de Sá na linha de pesquisa Tecnologia de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Licenciada e Bacharelada em Matemática pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática: Teoria e Prática Pedagógica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Pós-graduação Lato Sensu em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino da Matemática pela AVM Educacional LTDA. Professora da Rede Municipal de Macaé desde o ano 2001. Professora da Rede Estadual do Rio de Janeiro.

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

da Silva Gomes, R. M. (2024). A resolução de problemas matemáticos e o uso de artefatos tecnológicos: um estudo de caso no 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Macaé-RJ. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202404. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/15578