A resolução de problemas matemáticos e o uso de artefatos tecnológicos: um estudo de caso no 9º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Macaé-RJ
Palavras-chave:
Educação Matemática, Problemas Contextualizados, Computador., GeoGebra, Teorema de PitágorasResumo
Na aprendizagem matemática, os alunos criam, testam e concluem hipóteses sobre os problemas que devem resolver, sem excluir as propriedades geométricas. Por isso, esta pesquisa investigou como a oferta do computador e o uso do software GeoGebra, com problemas contextualizados, no estudo da verificação do teorema de Pitágoras, contribuiu para que os alunos se sentissem mais motivados, proporcionando uma aprendizagem autônoma a partir do uso de um material que já é familiar. Foi realizado um estudo de caso a partir de aulas com alunos do 9º ano no laboratório de informática, pertencentes a uma escola do município de Macaé-RJ. A metodologia proposta incorporou situações problemas associadas a artefatos tecnológicos, objetivando que os alunos discutissem entre eles as melhores soluções que cada um vislumbrava diante da oferta de um software dinâmico, com a mediação do professor. Após a aula interativa, ocorreu uma roda de conversa em que os alunos manifestaram suas percepções sobre uma possível desmistificação do conteúdo matemático em aulas associadas a artefatos tecnológicos. Como resultados, observou-se que os alunos se sentiram atraídos e motivados pelas construções no GeoGebra, mas que se deve levar em conta a necessidade de atualização do docente para que ele possa integrar a tecnologia na aprendizagem do conteúdo e não como uma tarefa desconectada do planejamento.