Tecnologias assistivas para o ensino e a aprendizagem de matemática com surdos

Autores

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Ensino e Aprendizagem, Matemática, Tecnologias assistivas, Educação Inclusiva

Resumo

Este trabalho, resultante de uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e documental, tem como objetivo, refletir como as tecnologias assistivas podem contribuir para superar e/ou amenizar as dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática para discentes surdos. Buscou-se refletir sobre dificuldades encontradas no ensino de Matemática na Educação Inclusiva, com ênfase na deficiência auditiva, e analisar as contribuições que essas tecnologias assistivas proporcionam na aprendizagem de Matemática para estudantes com surdez. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados revisão bibliográfica e documental. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Lara (2011), Brasil (1996), Silva (2016), Lima e Vieira (2006), García e Filho (2012), Luvison e Grando (2018), Minayo (1994), Fonseca (2002), Fraz (2008), Souza (2019) apoud Moreira (2015). Os resultados demonstram que as Tecnologias Assistivas podem contribuir significativamente para aperfeiçoar e qualificar o ensino de Matemática para alunos surdos. Porém, a utilização desses recursos deixa a desejar por diversos motivos, desde a formação ainda precária do professor nesse tema, até as dificuldades de acesso a essas Tecnologias por parte dos educadores em geral.

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Biografia do Autor

Cleidiane Reis da Cunha, Universade do Estado da Bahia

Mestranda em Ensino em Ciências e Matemática no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Grupo de pesquisa: Currículo, didáticas e métodos de ensino das ciências naturais e matemática.

Erivelton Nonato de Santana, Universade do Estado da Bahia

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), vinculado ao Curso de Especialização em Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET/Campus II).

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Reis da Cunha, C., & Nonato de Santana, E. (2024). Tecnologias assistivas para o ensino e a aprendizagem de matemática com surdos. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202403. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/15760