Tecnologias assistivas para o ensino e a aprendizagem de matemática com surdos
Palavras-chave:
Deficiência auditiva, Ensino e Aprendizagem, Matemática, Tecnologias assistivas, Educação InclusivaResumo
Este trabalho, resultante de uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica e documental, tem como objetivo, refletir como as tecnologias assistivas podem contribuir para superar e/ou amenizar as dificuldades do ensino e aprendizagem em Matemática para discentes surdos. Buscou-se refletir sobre dificuldades encontradas no ensino de Matemática na Educação Inclusiva, com ênfase na deficiência auditiva, e analisar as contribuições que essas tecnologias assistivas proporcionam na aprendizagem de Matemática para estudantes com surdez. Utilizou-se o estudo de caso com abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados revisão bibliográfica e documental. Como aporte teórico, utilizamos os estudos de Lara (2011), Brasil (1996), Silva (2016), Lima e Vieira (2006), García e Filho (2012), Luvison e Grando (2018), Minayo (1994), Fonseca (2002), Fraz (2008), Souza (2019) apoud Moreira (2015). Os resultados demonstram que as Tecnologias Assistivas podem contribuir significativamente para aperfeiçoar e qualificar o ensino de Matemática para alunos surdos. Porém, a utilização desses recursos deixa a desejar por diversos motivos, desde a formação ainda precária do professor nesse tema, até as dificuldades de acesso a essas Tecnologias por parte dos educadores em geral.
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