Inclusão, Discalculia e formação continuada colaborativa

Autores

Palavras-chave:

matemática, aprendizagem, discalculia do desenvolvimento

Resumo

O presente estudo tem por objetivo contribuir na aprendizagem de estudantes que apresentam a Discalculia do Desenvolvimento através de curso de formação continuada colaborativa, tendo como questão norteadora: Como a formação continuada colaborativa entre pesquisador e docentes do ensino regular pode contribuir no ensino e aprendizagem de alunos com a Discalculia do Desenvolvimento. Para tanto, a pesquisa se constituiu de uma formação com dois docentes de Matemática que atuam em escola pública da educação básica, no município de Porto União-SC, em que um estudante apresenta Discalculia do Desenvolvimento. Esta formação teve o intuito de compreender melhor o fenômeno e ao mesmo tempo, em uma perspectiva colaborativa buscar melhores condições de trabalho pedagógico e de inclusão. Este estudo apontou que existem poucas produções científicas que tratam do tema Formação Continuada e Discalculia e que a formação realizada proporcionou aos docentes envolvidos, reflexões, trocas de experiências, saberes e materiais de apoio pedagógicos. Verificou-se também, que estudos nessa área poderão contribuir muito para a identificação e a inclusão mais efetiva do estudante que apresentam o transtorno da Discalculia do Desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Cintia Aparecida Bodnar Cordeiro, UNICENTRO

Professora do Centro Infantil Favo de Mel-SC. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UNICENTRO-PR.

Jaquelinne Tardo, UNICENTRO

Professora do Departamento de Matemática e do Pós-Graduação em Ciências Naturais e Matemática da UNICENTRO-PR. Doutora em Educação.

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Publicado

2024-12-22

Como Citar

Cordeiro, C. A. B., & Tardo, J. (2024). Inclusão, Discalculia e formação continuada colaborativa. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202401. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/16126