Resoluções dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental frente aos problemas do campo aditivo

Autores

Palavras-chave:

Campo Aditivo, Avaliação Diagnóstica, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

Neste texto pretendemos apresentar e analisar as resoluções dos estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental ao lidarem com problemas do Campo Aditivo a partir de uma avaliação diagnóstica. Desse modo,  nos apoiamos a uma metodologia qualitativa, de tipologias, análise documental e de conteúdo, no qual adotamos como corpus de análise o documento "Orientador para sondagem de matemática- Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar- Ensino Fundamental (São Paulo, 2019), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos aprofundamento teórico nos estudos de Vergnaud (1996; 2009) e de outros pesquisadores que se debruçaram na Teoria Conceitual Aditiva (Magina e Campos, 2004; Nunes, Campos, Magina e Bryant, 2001, entre outros). Nos protocolos analisados, identificou-se que a maioria dos estudantes foram capazes de compreender o cálculo relacional nos problemas. No entanto, as dificuldades surgiram principalmente na execução do cálculo numérico, especialmente na operação de subtração com reserva. Isso sugere que os estudantes podem ter uma compreensão conceitual dos problemas, mas enfrentam obstáculos na aplicação prática dos algoritmos matemáticos.

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Biografia do Autor

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul e dos cursos de Graduação. Doutora no ensino de Ciências e Matemática. Mestra no ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Pedagogia, Matemática e Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Claudia Kelly Augusto Fernandes, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora da Rede Estadual de São Paulo. Mestra no Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, Grupo de Pesquisa CCPPM.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul. Doutora em Educação Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, Grupo de Pesquisa CCPPM.

Referências

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Bernardo Martins, P., Augusto Fernandes, C. K., & Curi, E. (2024). Resoluções dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental frente aos problemas do campo aditivo. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202412. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/17509

Edição

Seção

Dossiê temático - A formação do pedagogo para ensinar Matemática: currículo e práticas