Resoluções dos estudantes do 4º ano do ensino fundamental frente aos problemas do campo aditivo
Palavras-chave:
Campo Aditivo, Avaliação Diagnóstica, Anos Iniciais do Ensino FundamentalResumo
Neste texto pretendemos apresentar e analisar as resoluções dos estudantes de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental ao lidarem com problemas do Campo Aditivo a partir de uma avaliação diagnóstica. Desse modo, nos apoiamos a uma metodologia qualitativa, de tipologias, análise documental e de conteúdo, no qual adotamos como corpus de análise o documento "Orientador para sondagem de matemática- Ciclo de Alfabetização e Interdisciplinar- Ensino Fundamental (São Paulo, 2019), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para o desenvolvimento da pesquisa, buscamos aprofundamento teórico nos estudos de Vergnaud (1996; 2009) e de outros pesquisadores que se debruçaram na Teoria Conceitual Aditiva (Magina e Campos, 2004; Nunes, Campos, Magina e Bryant, 2001, entre outros). Nos protocolos analisados, identificou-se que a maioria dos estudantes foram capazes de compreender o cálculo relacional nos problemas. No entanto, as dificuldades surgiram principalmente na execução do cálculo numérico, especialmente na operação de subtração com reserva. Isso sugere que os estudantes podem ter uma compreensão conceitual dos problemas, mas enfrentam obstáculos na aplicação prática dos algoritmos matemáticos.
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Referências
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