A formação inicial do professor que ensina Matemática nos anos iniciais a partir dos múltiplos olhares: uma revisão de literatura

Autores

  • Ana Lucia do Carmo Narciso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Reginaldo Fernando Carneiro Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Educação Matemática, Formação docente, Anos Iniciais, Pedagogia

Resumo

Neste artigo, que é parte de uma pesquisa de doutorado que se encontra em processo de desenvolvimento, discutimos a formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma revisão de literatura sobre o tema que se ancora nos preceitos da abordagem qualitativa. Para tanto, estabelecemos a seguinte questão orientadora: Como as pesquisas produzidas a nível nacional entendem a formação inicial do professor que ensina matemática? Ao buscar elementos que nos permitissem elucidar essa indagação, objetivamos compreender que dimensões da formação inicial são identificadas nas pesquisas nacionais como essenciais ao professor que ensina matemática nos anos iniciais. A partir do levantamento realizado, verificamos que as pesquisas indicam a importância das trajetórias formativas na constituição do aluno de Pedagogia como professor e que a formação inicial deve propiciar a ressignificação dos olhares que se tem sobre a aprendizagem e o ensino de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia do Carmo Narciso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Carangola. Mestrado em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (PPGEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialização em Metodologia do Ensino de Matemática, pela Faculdade de Ciências da Bahia (FACIBA). Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Currículo e prática docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Ciências, sua Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Cursa Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GREPEM), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Referências

ALMEIDA, Cíntia Raquel Ferreira Mercado de. Da aversão à descoberta: atitudes em relação à matemática na formação de futuros professores dos anos iniciais. 2021. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.

BAUMANN, Ana Paula Purcina. Características da formação de professores de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental com foco nos cursos de Pedagogia e matemática. 2019. 241 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2019.

BEDNARCHUK, Joanice Zuber. Formação Inicial em Matemática: as manifestações dos egressos de Pedagogia sobre a formação para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012.

CAETANO, Richael Silva. Grupo de estudo: uma proposta à (re)significação de alguns saberes da experiência pré-profissional, em relação à matemática, na formação inicial do pedagogo. 2019. 1131 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2019.

CURI, Edda. A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. REMATEC, Belém, v. 6, n. 9, p. 123–134, 2011. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381. Acesso em: 23 set. 2024.

CURI, Edda. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2006.

CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.

DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. Introdução a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2007.

DIAS, Eliene Maria Alves. Articulação entre a formação inicial na Pedagogia e a práxis pedagógica em Educação Matemática. 2010. 278 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

FRAGA, Laura Pippi. Futuros professores e a organização do ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência. 2013. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.

KLEIN, Maiara Luisa. Futuros professores que ensinarão matemática: espaços formativos como desencadeadores de novos sentidos sobre a docência. 2020. 269 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.

KONZEN, Tanira Eloisa. Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais no curso de Pedagogia EAD. 2022. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2022.

LÍDIO, Henrique. Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemática. 2016. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.

LIMA, Simone Marques. A formação do pedagogo e o ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2011. 212 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2011.

MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt. Saberes de professores formadores e a prática de formação para a docência em matemática nos anos iniciais de escolaridade. 2013. 234 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

MARCONDES, Luis Gustavo Rodrigues. Narrativas (auto)biográficas e a formação matemática de pedagogos no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid: diálogos entrecruzados e pesquisa-formação. 2022. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022.

MITSUUCHI, Jéssica Tomiko Araújo. Formação inicial de professores multidisciplinares que ensinam matemática e resolução de problemas: concepções e práticas docentes. 2020. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

MORAES, João Carlos Pereira de. Insubordinação, Invenção e Educação Matemática: a produção de reflexões por meio do espaço na formação inicial docente em Pedagogia. 2018. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

ORTEGA, Eliane Maria Vani. A construção de saberes dos estudantes de Pedagogia em relação à matemática e seu ensino no decorrer da formação inicial. 2011. 164 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

PALANCH, Wagner Barbosa de Lima. Ações colaborativas Universidade-Escola: o processo de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.

PALMA, Rute Cristina Domingos da. A produção de sentidos sobre o aprender e ensinar matemática na formação inicial de professores para a educação infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. 196 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

SANTOS, Débora Guimarães Cruz. A matemática na formação de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental: saberes e práticas. 2012. 172 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2012.

SANTOS, Roger Eduardo Silva. Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais: contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (Pibid) na Ufscar. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

SERRAZINA, Maria de Lurdes Marquês. Conhecimento matemático para ensinar: papel da planificação e da reflexão na formação de professores. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 6, n. 1, p. 266-283, 29 maio 2012. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/355. Acesso em: 07 maio 2024.

SILVA, Américo Junior Nunes da. Querido diário... o que revelam as narrativas sobre ludicidade, formação e futura prática do professor que ensina(rá) matemática nos anos iniciais. 2018. 348 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

SOARES, Narciso das Neves. Cenários de um currículo inovador: a formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 247 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.

SOUTO, Nayara Mariano. Percepções de futuros pedagogos acerca de sua formação matemática: estudo com licenciandos de dois cursos de Pedagogia de Minas Gerais. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2016.

TOZETTO, Annaly Schewtschik. Letramento para a docência em matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2010.

VASCONCELOS, Juscelândia Machado. O Pibid e o curso de Pedagogia: analisando as contribuições do programa na formação matemática de licenciandos. 2018. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Narciso, A. L. do C., & Carneiro, R. F. (2024). A formação inicial do professor que ensina Matemática nos anos iniciais a partir dos múltiplos olhares: uma revisão de literatura. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202406. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/18211

Edição

Seção

Dossiê temático - A formação do pedagogo para ensinar Matemática: currículo e práticas