Ensino e avaliação em Matemática nos anos iniciais com o recurso dos Mapas Mentais: registro e reflexões em um contexto de formação de professores

Autores

Palavras-chave:

Mapas mentais, Revisão Sistemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Formação Inicial de Professores, Ensino de Matemática

Resumo

O presente artigo faz uso da revisão sistemática bibliográfica e exploratória na busca de trabalhos que analisam o potencial dos mapas mentais como recurso de prática pedagógica para auxiliar o desenvolvimento de conteúdos curriculares de Matemática nos Anos Iniciais, como forma de validar seu potencial para o ensino da Matemática, evidenciando uma lacuna de trabalhos nessa perspectiva. No intuito de promover tais práticas, foram propostas intervenções pedagógicas em duas turmas do curso de Pedagogia da Universidade Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, adotando os mapas mentais como recurso de avaliação e aprendizagem, cujos termos foram analisados comparativamente, mostrando configurar-se como um recurso eficaz para potencializar a avaliação, autoavaliação, ensino e aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais em um contexto de formação inicial de professores

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Biografia do Autor

Daniel Xavier Cardoso, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Graduação em Bacharel da Matemática Aplicada e Computacional pelo Instituto Multidisciplinar pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ-IM), e atualmente sou membro do grupo de pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM) que me introduziu aos processos de divulgação de pesquisa acadêmica.

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) e em Educação pela Universidade Federal na Bahia (UFBA). Foi professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense entre 2013 e 2021 e atuou como docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores no período de 2015 a 2021. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação e Sociedade(DES) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT)/UFRRJ, onde atuou na vice-coordenação (2022-2024). É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM) e atuou como coordenador de área de um dos núcleos do PIBID/Matemática/IM (2022-2024). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: a Matemática na estrutura curricular, Educação Comparada, Desenvolvimento do pensamento Geométrico, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Referências

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Xavier Cardoso, D., & de Oliveira Dias, M. (2024). Ensino e avaliação em Matemática nos anos iniciais com o recurso dos Mapas Mentais: registro e reflexões em um contexto de formação de professores. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202408. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/18281

Edição

Seção

Dossiê temático - A formação do pedagogo para ensinar Matemática: currículo e práticas