"Professor, não tem mais prova?" Experiências de estudantes de Pedagogia em movimento de produção de vídeos matemáticos
Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Produção Audiovisual, Educação MatemáticaResumo
A formação matemática e formação para o ensino de Matemática, em cursos de Pedagogia, há mais 30 anos vem sofrendo "duras" críticas quando o assunto envolve o conhecimento e a apropriação de conceitos por parte das/os futuras/os professoras/es. Tal questão, somada aos impactos da prática do ensino remoto, agravou-se, principalmente, quando do momento da retomada às atividades presenciais. Sem dúvida, isso exige de nós, formadoras/es, repensar processos empreendidos no contexto dos programas de ensino. Dito isso, relatamos neste artigo a experiência de avaliação na disciplina de "Matemática: Conteúdos e seu Ensino" do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Para tanto, apresentamos a proposta de produção de conteúdos audiovisuais como forma de problematização e discussão ligada à Educação Matemática nos anos iniciais, situação esta que foi recorrente na pandemia e que tornou-se objeto central avaliativo no ensino presencial. O referencial teórico contempla autores do campo da tecnologia de seu desenvolvimento em relação ao conhecimento matemático, bem como as implicações à formação inicial de professores. Em termos metodológicos, fundamentados em perspectivas de colaboração, é compartilhada uma vivência de um dos componentes de avaliação do professor formador. Os resultados indicam que as/os estudantes engajaram-se na produção desses recursos ao abrangerem as unidades temáticas Números; Grandezas e Medidas; Geometria; Estatística e Probabilidade e Pensamento algébrico, indicando perspectivas quanto às possibilidades da adoção de vídeos na formação inicial na especificidade da forma como o conteúdo matemático apresenta-se na Educação Básica.
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