Teoria e prática na formação do futuro pedagogo para ensinar Matemática
Palavras-chave:
Resolução de Problemas Matemáticos, Formação de Pedagogos, Educação Infantil, Anos IniciaisResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre uma prática pedagógica realizada com futuros pedagogos na disciplina Saberes e Didática do Ensino da Matemática I, em uma instituição de ensino superior no Nordeste brasileiro, no primeiro semestre de 2024. O foco do plano da disciplina foi o trabalho com a resolução de problemas matemáticos, fundamentado na compreensão de que a Matemática é, essencialmente, a resolução de problemas. Durante o desenvolvimento do conteúdo, foram abordadas duas questões principais: o papel dos enunciados de problemas como facilitadores do processo de alfabetização e as diferentes estratégias de resolução de problemas, incluindo problemas convencionais e não convencionais, além da aplicação de estratégias que vão além do algoritmo canônico. Os graduandos analisaram e desenvolveram atividades em sala de aula sobre os diferentes tipos de enunciados e estratégias. Após as aulas teóricas, os alunos realizaram uma atividade de campo, visitando escolas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais para dialogar com professores sobre a resolução de problemas. Os dados, de caráter qualitativo, foram coletados por meio das fichas de registro dos alunos e indicaram que, embora a maioria dos professores trabalhem com problemas matemáticos, alguns o fazem de forma fragmentada, sem considerar a resolução de problemas como eixo central da prática pedagógica. Além disso, muitos professores não desenvolvem essa prática com turmas que ainda não estão alfabetizadas. Para os futuros pedagogos, essa atividade foi enriquecedora, pois possibilitou a investigação de uma temática do currículo, após terem-no desenvolvido na faculdade, superando a dicotomia entre teoria e prática.
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