Oficinas matemáticas e a formação inicial de pedagogos: práticas significativas para o ensino nos anos iniciais

Autores

  • Natercia Neta SEMED MACEIÓ

Palavras-chave:

Pedagogia, Oficinas Matemáticas, Conceitos Matemáticos, Licenciandos em Pedagogia, Teoria e Prática

Resumo

O artigo reflete sobre a formação de professores de Matemática para os anos iniciais, destacando a importância da integração entre teoria e prática. O objetivo foi relatar a experiência de oficinas de matemática realizadas com estudantes de Pedagogia, visando promover o aprendizado e a compreensão de conceitos fundamentais da Matemática. As referências utilizadas centram-se na ideologia e nos trabalhos desenvolvidos por Carvalho (2021). A metodologia baseou-se em oficinas práticas e na utilização de materiais concretos, recursos literários, tecnológicos e gráficos. Essas atividades proporcionaram aos futuros pedagogos vivências que conectaram conteúdos teóricos com aplicações pedagógicas reais. Entendemos que a formação inicial deve ir além da transmissão de conteúdos, promovendo um espaço de construção coletiva e experimental. Assim, os futuros professores estarão mais preparados para enfrentar os desafios do ensino da Matemática, adotando práticas inovadoras que atendam às demandas contemporâneas da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natercia Neta, SEMED MACEIÓ

Doutora em Educação, Mestra em Educação Matemática e Tecnológica, Especialista em Gestão Escolar, em Psicanálise e em Direitos Humanos, licenciada em Matemática e Pedagogia. Professora do Curso de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia da UNEAL.

Referências

CARVALHO, M. Metodologia Lesson Study: possibilidades de uma experiência com alunos da Licenciatura em Matemática. Boletim GEPEM (online), v. 1, p. 1-13, 2021.

CARVALHO, M. Estágio na Licenciatura em Matemática. Observações nos anos iniciais. Petrópolis: Vozes/Edufal, 2012.

CARVALHO, M. Formar Professores de Matemática: estágios nas salas do 5º ano do ensino fundamental. In: Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática, Braga, 2014.

CARVALHO, M. Metodologia Lesson Study: possibilidades de uma experiência com alunos da Licenciatura em Matemática. Boletim GEPEM (Online), v. 1, p. 1-13, 2021a.

CARVALHO, M. Os fundamentos do ensino da Matemática e o curso de Pedagogia. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 1, n.18, p. 07-16, 2005.

CARVALHO, M; SILVA, A. E. P. (Org.); SANTOS, E. C. (Org.); MEDEIROS, J. S. (Org.); OLIVEIRA, R. F. (Org.). Investigações em educação Matemática: 10 anos de pesquisa. 1ª. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2021b. v. 1. 246p.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetikê, Ano 3, n. 4. Unicamp: Campinas – SP, p. 1-33, 1995.

LERMAN, S. Constructivism, mathematics and mathematics education. Educational Studies in Mathematics, Londres, v. 2, p. 211-223, 1989.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

MEDEIROS, K. M.; CARVALHO, M.; GRANDO, R. C. Formação dos professores que ensinam Matemática. Refletindo modelos e experiências no estágio supervisionado. Educação Matemática em Foco, v. 1, p. 56-77, 2014.

PRADO, E.; CARVALHO, M. (Org.). Gestão educacional - estágio na licenciatura em Pedagogia. Petrópolis: Vozes/Edufal, 2012.

SILVA, A.; CARVALHO, M.. Práticas pedagógicas com uso de materiais manipuláveis: a formação inicial do Pedagogo para ensinar Matemática em tempos de Covid-19. Educação Matemática Debate, v. 6, p. 1-19, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Neta, N. (2024). Oficinas matemáticas e a formação inicial de pedagogos: práticas significativas para o ensino nos anos iniciais: . Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202411. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/18751

Edição

Seção

Dossiê temático - A formação do pedagogo para ensinar Matemática: currículo e práticas