FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PLATAFORMA OBAMA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18857

Palavras-chave:

Formação de professores, Conceitos estatísticos, Tecnologias digitais educacionais, Plataforma OBAMA

Resumo

A experiência relatada neste artigo foi vivenciada durante uma formação continuada em serviço de professores que ensinam Matemática nos 4º e 5º anos em uma escola pública municipal da Cidade de Natal, visando o desenvolvimento profissional dos docentes. Essa formação de professores contemplou, além da discussão sobre desenvolvimento profissional, o ensino da Estatística e o uso de tecnologia educacional digital. Para essa escrita, o recorte feito tem como objetivo analisar a contribuição de uma formação continuada em serviço implementada no ambiente escolar utilizando a Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA). A formação aconteceu no ambiente escolar dos professores envolvidos e teve como formadores os autores. A tecnologia educacional foi utilizada tanto na elaboração de planejamentos pedagógicos, quanto na interação dos estudantes com os objetos de aprendizagem (OA), com vistas a integrar tecnologias digitais na rotina escolar e a proporcionar desenvolvimento profissional dos professores colaboradores. A experiência mostrou que houve uma maior interação por parte dos estudantes quando a tecnologia digital educacional foi acrescentada às aulas, estimulando a aprendizagem e gerando curiosidade para continuar acessando a plataforma OBAMA. Por outro lado, é necessário repensar os processos de formação continuada de professores em relação ao uso dessas tecnologias porque, apesar desses recursos estarem presentes no cotidiano dos discentes e de proporcionarem aos professores colaboradores novas possibilidades metodológicas, quando o assunto, especificamente, é prática pedagógica na escola pública, existe resistência docente e ausência de estrutura física.

Downloads

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bioncini de; VALENTE, José Armando. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes. São Paulo: Paulus, v. 1, p. 93, 2011.

BERLIKOWSKI, Márcia Elisa. As abordagens metodológicas e o perfil dos professores que lecionam estatística no ensino superior. Tese - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Brasília, DF, 2017.

CAZORLA, Irene Mauricio; SANTANA, Eurivalda. Do tratamento da informação ao letramento estatístico. Itabuna: Via Litterarum, p. 9-22, 2010.

DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto: Porto Editora, 2001.

IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Docência universitária: um romance construído na reflexão dialógica. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Cortez Editora, 2022.

LOPES, Celi Aparecida. Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. In: LOPES, Celi Espasende; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; ALMOULOUD, Saddo Ag. Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

MAIA, Dennys Leite. Ensinar Matemática com o uso de tecnologias digitais: um estudo a partir da representação social de estudantes de Pedagogia. Dissertação – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2012.

MAIA, Dennys Leite. Aprendizagem docente sobre estruturas multiplicativas a partir de uma formação colaborativa apoiada em tecnologias digitais. 195p. Tese – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.

MARCELO, Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

PONTES, Márcio Matoso de; CASTRO, Juscileide Braga de. A construção do conhecimento Matemático do pedagogo: uma investigação sobre os saberes para a prática pedagógica com Estatística. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM. v.13, n. 4, 2020. DOI: https://doi.org/10.17921/2176-5634.2020v13n4p515-524

PRYJMA, Marielda Ferreira; WINKELER, Maria Sílvia Bacila. Da formação inicial ao desenvolvimento profissional docente: análises e reflexões sobre os processos formativos. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 6(11), p. 23-34, 2014.

XAVIER, Carmélia Regina Silva. Processo formativo para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. 2020. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Como Citar

Silva Xavier, C. R., & Leite Maia, D. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PLATAFORMA OBAMA: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL DIGITAL. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 4(1), e202509. https://doi.org/10.28998/redemat.v4i1.18857

Edição

Seção

Dossiê Temático - Formação de professores que ensinam matemática: articulações teóricas e práticas da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE)