Caracterização da produção do conhecimento sobre oficinas matemáticas na formação inicial do pedagogo

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas (Ufal) https://orcid.org/0000-0002-2134-0587
  • Edjane Nascimento dos Santos Lourenço Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
  • Weslane Tagino Alves Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Palavras-chave:

Oficinas matemáticas, Formação de professores, Anos iniciais

Resumo

Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que objetiva refletir acerca da caracterização da produção de conhecimento proporcionado pelas oficinas matemáticas realizadas na disciplina Saberes e Didática do Ensino da Matemática 2, do 6º período, nos turnos Vespertino e Noturno, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para a reflexão teórica utilizamos os trabalhos de Silva (2020), Lima (2007), Oliveira (2014) por apresentarem discussões importantes sobre o ensino da Matemática nos cursos de formação de professores dos primeiros anos. O estudo é caracterizado como exploratório e de cunho qualitativo. Para a coleta de dados utilizamos um questionário disponibilizado pelo Google Forms, compartilhado no grupo de WhatsApp da disciplina, no ano de 2023. Constatou-se que as oficinas matemáticas têm cooperado significativamente para o ensino crítico reflexivo dos pedagogos em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática (FACINTER) e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede  (RENOEN). Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação Matemática (TEMA). Membro da Rede de Educação Matemática do Nordeste (REM-NE). Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Edjane Nascimento dos Santos Lourenço, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Weslane Tagino Alves, Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Referências

BISSOLI DA SILVA, C. S. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01 de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia - licenciatura. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

GARCÍA BLANCO, M. M. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a identificação de curriculum. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP. Mercado das Letras. p.51-96. 2003.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Acesso em 13 de abril de 2023. Disponível em: ttps://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?format=pdf&lang=pt

GIANOTTO, D. Oficinas pedagógicas como atividades de estágio supervisionado na disciplina de Prática de Ensino de Ciências e Biologia. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – XIII Endipe. Pernambuco: UFPE, 2006.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a Ed. São Paulo: Atlas; 1999.

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639621/7189.

JESUS, J. G. Para o enade: o “esquema 3+1” permanece na formação do professor de geografia. 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 2019.

LIBÂNEO, J. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S.G. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 63-100.

LIMA, I. P. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma teleduc na elaboração dos conceitos. Tese (Doutorado em Educação). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2007.

MARTINS, Angela Maria Souza. Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro no século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.35, p. 173-182, set.2009. Acesso em 13 de abril de 2023. Disponível em:

MATOS, D. de V.; LARA, I. C. M. de. Formação de professores dos anos iniciais e o ensino de Matemática: mapeamento de algumas Produções Brasileiras. Abakós, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 48-62, 2016.

MUNARETTO, L., CORRÊA, H., CUNHA, J. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 2013.

OLIVEIRA, C. Da teoria à prática: oficinas matemáticas na formação do pedagogo. São Cristóvão/SE: Educon: VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2014.

OLIVEIRA, C. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, Instituto Federal de Mato Grosso, v. 3, p. 125-139, 2018.

OLIVEIRA, C., AMANCIO, J. Experiências formativas potencializadas pelas tecnologias digitais nas aulas de matemática. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 165-179, 2022.

OLIVEIRA, G. M. de. A Matemática na Formação Inicial de Professores dos Anos Iniciais: uma Análise de Teses e Dissertações Defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. 2012. 240 p. Dissertação (Mestrado em ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

OLIVEIRA, G.M.; OLIVEIRA, A. T. C. de. A Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: reflexões a partir de uma análise de teses e dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v.4, n.1, p. 1-25, 2013.

PONTE, J. P. et al. Por uma formação inicial de professores de qualidade. (Documento de um grupo de trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), 2000.

SILVA, M. C. As construções pedagógicas do origami na formação inicial do pedagogo da UFF em Niterói e Santo Antônia de Pádua. Dissertação (mestrado em Ensino). Santo Antônio de Pádua: Universidade Federal Fluminense, 2020.

SILVA, V. BURAK, D. A formação de pedagogos para o ensino de Matemática nas Universidades Estaduais do Paraná: reflexões iniciais. In CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13, 2017, p. 1859 – 1872, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2017.

SILVA, V. Modelagem matemática na formação inicial de pedagogos. Tese (Doutorado em Educação). Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018.

SILVA, V.; BURAK, D. A formação de pedagogos para o ensino de Matemática nos anos iniciais: alguns apontamentos a partir de dissertações e teses. In ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Como Citar

Alves de Oliveira, C., Nascimento dos Santos Lourenço, E., & Tagino Alves, W. (2024). Caracterização da produção do conhecimento sobre oficinas matemáticas na formação inicial do pedagogo. Revista Diálogos Em Educação Matemática, 3(1), e202409. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/redemat/article/view/19004

Edição

Seção

Dossiê temático - A formação do pedagogo para ensinar Matemática: currículo e práticas