Caracterização da produção do conhecimento sobre oficinas matemáticas na formação inicial do pedagogo
Palavras-chave:
Oficinas matemáticas, Formação de professores, Anos iniciaisResumo
Este artigo é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que objetiva refletir acerca da caracterização da produção de conhecimento proporcionado pelas oficinas matemáticas realizadas na disciplina Saberes e Didática do Ensino da Matemática 2, do 6º período, nos turnos Vespertino e Noturno, do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Para a reflexão teórica utilizamos os trabalhos de Silva (2020), Lima (2007), Oliveira (2014) por apresentarem discussões importantes sobre o ensino da Matemática nos cursos de formação de professores dos primeiros anos. O estudo é caracterizado como exploratório e de cunho qualitativo. Para a coleta de dados utilizamos um questionário disponibilizado pelo Google Forms, compartilhado no grupo de WhatsApp da disciplina, no ano de 2023. Constatou-se que as oficinas matemáticas têm cooperado significativamente para o ensino crítico reflexivo dos pedagogos em formação.
Downloads
Referências
BISSOLI DA SILVA, C. S. Curso de Pedagogia no Brasil: história e identidade. 3.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01 de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia - licenciatura. Brasília: MEC, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
GARCÍA BLANCO, M. M. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a identificação de curriculum. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP. Mercado das Letras. p.51-96. 2003.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, Bernadete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Acesso em 13 de abril de 2023. Disponível em: ttps://www.scielo.br/j/es/a/R5VNX8SpKjNmKPxxp4QMt9M/?format=pdf&lang=pt
GIANOTTO, D. Oficinas pedagógicas como atividades de estágio supervisionado na disciplina de Prática de Ensino de Ciências e Biologia. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – XIII Endipe. Pernambuco: UFPE, 2006.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5a Ed. São Paulo: Atlas; 1999.
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639621/7189.
JESUS, J. G. Para o enade: o “esquema 3+1” permanece na formação do professor de geografia. 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia: políticas, linguagens e trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 2019.
LIBÂNEO, J. Ainda as perguntas: o que é pedagogia, quem é o pedagogo, o que deve ser o curso de Pedagogia. In: PIMENTA, S.G. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 63-100.
LIMA, I. P. A matemática na formação do pedagogo: oficinas pedagógicas e a plataforma teleduc na elaboração dos conceitos. Tese (Doutorado em Educação). Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2007.
MARTINS, Angela Maria Souza. Breves reflexões sobre as primeiras escolas normais no contexto educacional brasileiro no século XIX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.35, p. 173-182, set.2009. Acesso em 13 de abril de 2023. Disponível em:
MATOS, D. de V.; LARA, I. C. M. de. Formação de professores dos anos iniciais e o ensino de Matemática: mapeamento de algumas Produções Brasileiras. Abakós, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 48-62, 2016.
MUNARETTO, L., CORRÊA, H., CUNHA, J. Um estudo sobre as características do método Delphi e de grupo focal, como técnicas na obtenção de dados em pesquisas exploratórias. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, 2013.
OLIVEIRA, C. Da teoria à prática: oficinas matemáticas na formação do pedagogo. São Cristóvão/SE: Educon: VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 2014.
OLIVEIRA, C. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, Instituto Federal de Mato Grosso, v. 3, p. 125-139, 2018.
OLIVEIRA, C., AMANCIO, J. Experiências formativas potencializadas pelas tecnologias digitais nas aulas de matemática. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, p. 165-179, 2022.
OLIVEIRA, G. M. de. A Matemática na Formação Inicial de Professores dos Anos Iniciais: uma Análise de Teses e Dissertações Defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. 2012. 240 p. Dissertação (Mestrado em ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
OLIVEIRA, G.M.; OLIVEIRA, A. T. C. de. A Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais: reflexões a partir de uma análise de teses e dissertações defendidas entre 2005 e 2010 no Brasil. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Recife, v.4, n.1, p. 1-25, 2013.
PONTE, J. P. et al. Por uma formação inicial de professores de qualidade. (Documento de um grupo de trabalho do CRUP — Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas), 2000.
SILVA, M. C. As construções pedagógicas do origami na formação inicial do pedagogo da UFF em Niterói e Santo Antônia de Pádua. Dissertação (mestrado em Ensino). Santo Antônio de Pádua: Universidade Federal Fluminense, 2020.
SILVA, V. BURAK, D. A formação de pedagogos para o ensino de Matemática nas Universidades Estaduais do Paraná: reflexões iniciais. In CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13, 2017, p. 1859 – 1872, Curitiba. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica, 2017.
SILVA, V. Modelagem matemática na formação inicial de pedagogos. Tese (Doutorado em Educação). Ponta Grossa: Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2018.
SILVA, V.; BURAK, D. A formação de pedagogos para o ensino de Matemática nos anos iniciais: alguns apontamentos a partir de dissertações e teses. In ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, 2016. Anais... São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul, 2016.