CALIBRAÇÃO DE UM SISTEMA DE CHUVA SIMULADA POR DIÂMETRO DA GOTA PELO MÉTODO DA FARINHA E COEFICENTE DE UNIFORMIDADE
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v18i3.10569Palavras-chave:
erosão, simulador de chuva, método de Christiansen.Resumo
A erosão do solo é considerada como a principal e mais generalizada forma de degradação do solo, consiste na remoção ou destacamento da camada superficial do solo pela água ou vento. O objetivo desta pesquisa foi calibrar o sistema de chuva simulada, através da determinação da uniformidade de distribuição, velocidade terminal e diâmetro de gota de chuva pelo método da farinha. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, utilizando simulador de chuva de acordo as especificações de Meyer; Harmon (1979). Na determinação do diâmetro da gota foi utilizado o método da farinha, descrito por Oliveira (1992). Os resultados para o diâmetro médio da gota de chuva apresentaram um comportamento muito semelhante, com pouca variação. As velocidades terminais das gotas de chuva nesta pesquisa não apresentaram grande variação em função dos intervalos de tempo de amostragem, com valores 6,65 a 3,64 m.s-1. O coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC) obtidos foi em média acima de 75%. O equipamento atende aos requisitos técnicos, que o capacita sua utilização como ferramenta de pesquisa nos processos erosivos.Downloads
Referências
Bertoni. J.; Lombardi, Neto, F. Conservação do Solo. São Paulo: Editora Ícone, 2018.
Carvalho, M.F.; Tarqui, J. L. Z.; Silva, V. S.; Lobo, B. R. de H. Avaliação do Funcionamento de um Simulador de Chuva Pelo Método da Farinha. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 2012, 17, 115-124.
Martins, C.; Fernandes, R. Processos de degradação do solo – medidas de prevenção. Dossier Técnico, Vida Rural. 2017.
Meyer,L.D. Rain fall simulators for for soil erosion research. In: LAL, R. (Ed). Soil Erosion Research Methods. Delray Beach: St. Lucie Press. 1994, p. 83-103.
Ribeiro, B. T. Energia cinética de gotas de chuva simulada e energia ultra-sônica na desagregação de um Cambissolo. Dissertação. Lavras, MG, 2006.
Santos, G. G.; Griebeler, N. P.; Oliveira, L. F. C. de. Chuvas intensas relacionadas à erosão hídrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2010, 14, 2, 115–123.
Silva, J. J. Da.; Bezerra, S. A.; Ribeiro, P. R.; Barros, A. P. S. De M.; Silva, E. De L.; Pereira, R. A. Determinação das Médias dos Diâmetros das Gotas de um Simulador de Chuvas para servir de Ferramenta para Pesquisas Científicas Relacionadas à Erosão Hídrica Utilizado o Método da Farinha de Trigo. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência d Solo, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.