CALIBRAÇÃO DE UM SISTEMA DE CHUVA SIMULADA POR DIÂMETRO DA GOTA PELO MÉTODO DA FARINHA E COEFICENTE DE UNIFORMIDADE

Autores/as

  • Cicero Gomes Santos Universidade Federal de Alagoas Professor do Curso de Agronomia Campus Arapiraca https://orcid.org/0000-0002-2264-6772
  • Márcio Aurélio Lins dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Silvania Farias Lima Universidade Federal de alagoas
  • Igor Gledson de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Tereza Neuma Araújo de Carvalho Universidade Federal de Alagoas
  • Valdevan Rosendo dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Elvis da Silva Alves Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.v18i3.10569

Palabras clave:

erosão, simulador de chuva, método de Christiansen.

Resumen

A erosão do solo é considerada como a principal e mais generalizada forma de degradação do solo, consiste na remoção ou destacamento da camada superficial do solo pela água ou vento. O objetivo desta pesquisa foi calibrar o sistema de chuva simulada, através da determinação da uniformidade de distribuição, velocidade terminal e diâmetro de gota de chuva pelo método da farinha. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, utilizando simulador de chuva de acordo as especificações de Meyer; Harmon (1979). Na determinação do diâmetro da gota foi utilizado o método da farinha, descrito por Oliveira (1992). Os resultados para o diâmetro médio da gota de chuva apresentaram um comportamento muito semelhante, com pouca variação. As velocidades terminais das gotas de chuva nesta pesquisa não apresentaram grande variação em função dos intervalos de tempo de amostragem, com valores 6,65 a 3,64 m.s-1. O coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC) obtidos foi em média acima de 75%. O equipamento atende aos requisitos técnicos, que o capacita sua utilização como ferramenta de pesquisa nos processos erosivos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cicero Gomes Santos, Universidade Federal de Alagoas Professor do Curso de Agronomia Campus Arapiraca

Curso de Agronomia - Campus Arapiraca - UFAL

Programa de Pós Graduação em Agricultura e Ambiente 

Universidade Federal de Alagoas 

Citas

Bertoni. J.; Lombardi, Neto, F. Conservação do Solo. São Paulo: Editora Ícone, 2018.

Carvalho, M.F.; Tarqui, J. L. Z.; Silva, V. S.; Lobo, B. R. de H. Avaliação do Funcionamento de um Simulador de Chuva Pelo Método da Farinha. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, 2012, 17, 115-124.

Martins, C.; Fernandes, R. Processos de degradação do solo – medidas de prevenção. Dossier Técnico, Vida Rural. 2017.

Meyer,L.D. Rain fall simulators for for soil erosion research. In: LAL, R. (Ed). Soil Erosion Research Methods. Delray Beach: St. Lucie Press. 1994, p. 83-103.

Ribeiro, B. T. Energia cinética de gotas de chuva simulada e energia ultra-sônica na desagregação de um Cambissolo. Dissertação. Lavras, MG, 2006.

Santos, G. G.; Griebeler, N. P.; Oliveira, L. F. C. de. Chuvas intensas relacionadas à erosão hídrica. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, 2010, 14, 2, 115–123.

Silva, J. J. Da.; Bezerra, S. A.; Ribeiro, P. R.; Barros, A. P. S. De M.; Silva, E. De L.; Pereira, R. A. Determinação das Médias dos Diâmetros das Gotas de um Simulador de Chuvas para servir de Ferramenta para Pesquisas Científicas Relacionadas à Erosão Hídrica Utilizado o Método da Farinha de Trigo. XXXV Congresso Brasileiro de Ciência d Solo, 2015.

Publicado

2020-07-29