BIOATIVIDADE DE EXTRATOS VEGETAIS CONTRA PATÓGENOS DE SEMENTES DE AMENDOIM
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.v13i1.1335Resumo
A utilização de espécies vegetais como fungicidas naturais é uma promissora medida para o controle de patógenos veiculados às sementes. Sementes de amendoim têm elevada suscetibilidade ao ataque de fungos habitantes do solo. Devido à importância da cultura do amendoim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de extratos vegetais no controle de patógenos veiculados às sementes. Para tanto, foram utilizados extratos de alho (Allium sativum), carambola (Averrhoa carambola), eucalipto (Eucaliptus sp.), goiaba (Psidium guajava), mamona (Ricinus communis), melão-de-São-Caetano (Momordica charantia), mororó (Bauhinia cheilanta), mulungu (Erythrina mulungu), pinhão-manso (Jatropha curcas) e pitanga (Eugenia uniflora). Os extratos foram testados no tratamento de sementes e na avaliação do efeito fungitóxico sobre os patógenos Aspergillus flavus, Aspergillus niger e Penicillium sp. A aplicação dos extratos vegetais diminuiu a incidência fúngica nas sementes, sendo os extratos alcoólicos de goiaba, melão-de-São-Caetano e mamona, na concentração de 100%, os mais efetivos. Os extratos vegetais alcoólicos testados mostraram efeito fungitóxico sobre os patógenos A. flavus, A. niger e Penicillium sp. Conclui-se que os extratos de goiaba, mamona e melão-de-São-Caetano são potenciais ferramentas para serem utilizadas no controle de patógenos veiculados às sementes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.