PREDAÇÃO E OVOPOSIÇÃO DE Macrocheles roquensis (ACARI: MESOSTIGMATA) COM DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS
Palavras-chave:
Macrochelidae, organismos edáficos, controle biológicoResumo
Diversas espécies de Macrochelidae (Acari: Mesostigmata) são consideradas predadoras de organismos edáficos. Objetivou-se testar o predador Macrocheles roquensis sobre: Protorhabditis sp.; Tyreophagus e ovos de mosca doméstica. O experimento ocorreu no Laboratório de Taxonomia e Controle Biológico de Ácaros e Insetos da FCAV na cidade de Jaboticabal – SP e no Laboratório de Acarologia do Setor de Zoologia da ESALQ. Sendo condicionado em câmera incubadora sob condições controladas: UR (95% ± 5%), temperatura 25±5°C e fotoperíodo de 14 horas. Fêmeas adultas de M. roquensis foram obtidas de esterco de aves e criadas em laboratório. Os testes conduziram-se em unidade experimental com 2,7 cm de diâmetro e 1,2 cm de altura com a base coberta com uma camada de 0,5 cm da mistura de nove partes de gesso e uma de carvão ativado, contendo a presa respectiva para cada tratamento. Transferiu-se para cada unidade essas quantidades de presas: 30 ovos de mosca doméstica, 20 adultos de T. cracentiseta, e nematóides de vida livre no substrato alimentar (oferecidos em quantidade não mensurada de Protorhabditis sp. sobre pequenas fatias de vagens de Canavalia ensiformis, verificado o consumo sem mensuração e quantificado o número de ovos depositados pelo predador). Totalizando 40 repetições para cada um dos tratamentos. As arenas foram examinadas durante 11 dias consecutivos para determinar a predação e o número de ovos do predador. Para o número de ovos colocados por fêmeas, observou valores significativos quando alimentados com ovos de mosca domestica (1,38); Tyreophagus cracentiseta (0,73) e Protorhabditis sp. (nematóides de vida livre) (1,09). Para o número de presas consumidas por fêmeas de M. roquensi stambém observou valores significativos para ovos de mosca doméstica (9,14) e Tyreophagus Cracentiseta (3,76). A espécie de M. roquensis consumiu todos os tipos de presas avaliadas, com maior consumo e oviposição quando alimentados com ovos de mosca doméstica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jânio Pedro da Silva Vieira et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.