PREDAÇÃO E OVOPOSIÇÃO DE Macrocheles roquensis (ACARI: MESOSTIGMATA) COM DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS
Keywords:
Macrochelidae, organismos edáficos, controle biológicoAbstract
Diversas espécies de Macrochelidae (Acari: Mesostigmata) são consideradas predadoras de organismos edáficos. Objetivou-se testar o predador Macrocheles roquensis sobre: Protorhabditis sp.; Tyreophagus e ovos de mosca doméstica. O experimento ocorreu no Laboratório de Taxonomia e Controle Biológico de Ácaros e Insetos da FCAV na cidade de Jaboticabal – SP e no Laboratório de Acarologia do Setor de Zoologia da ESALQ. Sendo condicionado em câmera incubadora sob condições controladas: UR (95% ± 5%), temperatura 25±5°C e fotoperíodo de 14 horas. Fêmeas adultas de M. roquensis foram obtidas de esterco de aves e criadas em laboratório. Os testes conduziram-se em unidade experimental com 2,7 cm de diâmetro e 1,2 cm de altura com a base coberta com uma camada de 0,5 cm da mistura de nove partes de gesso e uma de carvão ativado, contendo a presa respectiva para cada tratamento. Transferiu-se para cada unidade essas quantidades de presas: 30 ovos de mosca doméstica, 20 adultos de T. cracentiseta, e nematóides de vida livre no substrato alimentar (oferecidos em quantidade não mensurada de Protorhabditis sp. sobre pequenas fatias de vagens de Canavalia ensiformis, verificado o consumo sem mensuração e quantificado o número de ovos depositados pelo predador). Totalizando 40 repetições para cada um dos tratamentos. As arenas foram examinadas durante 11 dias consecutivos para determinar a predação e o número de ovos do predador. Para o número de ovos colocados por fêmeas, observou valores significativos quando alimentados com ovos de mosca domestica (1,38); Tyreophagus cracentiseta (0,73) e Protorhabditis sp. (nematóides de vida livre) (1,09). Para o número de presas consumidas por fêmeas de M. roquensi stambém observou valores significativos para ovos de mosca doméstica (9,14) e Tyreophagus Cracentiseta (3,76). A espécie de M. roquensis consumiu todos os tipos de presas avaliadas, com maior consumo e oviposição quando alimentados com ovos de mosca doméstica.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Jânio Pedro da Silva Vieira et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.