ANÁLISE DE CRESCIMENTO EM GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE SOB INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS
Palavras-chave:
Ipomea batatas, Períodos de interferência, Plantas invasorasResumo
A batata-doce (Ipomoea batatas) da família Convolvulaceae é cultivada na maioria das regiões brasileiras, apresenta relevância econômica e ampla aceitação popular. Os baixos índices produtivos desta cultura podem estar relacionados com a competição com plantas daninhas. Objetivou-se com este trabalho avaliar o crescimento de genótipos de batata-doce sob a interferência das plantas daninhas. A pesquisa foi realizada na área experimental do Setor de Melhoramento Genético de Plantas do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, onde avaliou-se os períodos de controle e convivência de plantas daninhas com os genótipos de batata-doce (variedade Sergipana e os clones 6 e 14). O delineamento experimental foi em blocos casualizados no esquema fatorial 3 x 14 com 3 repetições e 3 genótipos de batata-doce, em 14 períodos de interferência, sendo 7 períodos de controle e 7 de convivência com as plantas daninhas (0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60), respectivamente. Foram analisadas as variáveis de crescimento: Área Foliar Total (AFT) e Massa Seca da Parte Aérea (MSPA). Os parâmetros fisiológicos analisados foram: Índice de Área Foliar (IAF), Razão de Área Foliar (RAF), Taxa de Crescimento Absoluto (TCA), Taxa de Crescimento Relativo (TCR) e Taxa de Assimilação Líquida (TAL). A variedade Sergipana obteve maior Índice de Crescimento no tratamento com controle de Plantas Daninhas e maior rendimento de produção. A interferência das plantas daninhas, proporcionou redução nos índices de crescimento dos três genótipos no sistema em convivência com as plantas daninhas. O Clone 6, se destacou como o mais competitivo. O sistema em competição reduziu a massa seca da Sergipana em 46%, Clone 6 em 62% e do Clone 14 em 70%. À medida que aumentou o período de competição com as plantas daninhas houve redução da velocidade de crescimento a partir dos 60 Dias Após o Plantio dos genótipos de batata doce, esta contribuiu para diminuir a TCR, TCA e TAL.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Isabel Vitória Gonzaga de Oliveira et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.