ANÁLISE DE CRESCIMENTO EM GENÓTIPOS DE BATATA-DOCE SOB INTERFERÊNCIA DE PLANTAS DANINHAS
Keywords:
Ipomea batatas, Períodos de interferência, Plantas invasorasAbstract
A batata-doce (Ipomoea batatas) da família Convolvulaceae é cultivada na maioria das regiões brasileiras, apresenta relevância econômica e ampla aceitação popular. Os baixos índices produtivos desta cultura podem estar relacionados com a competição com plantas daninhas. Objetivou-se com este trabalho avaliar o crescimento de genótipos de batata-doce sob a interferência das plantas daninhas. A pesquisa foi realizada na área experimental do Setor de Melhoramento Genético de Plantas do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, onde avaliou-se os períodos de controle e convivência de plantas daninhas com os genótipos de batata-doce (variedade Sergipana e os clones 6 e 14). O delineamento experimental foi em blocos casualizados no esquema fatorial 3 x 14 com 3 repetições e 3 genótipos de batata-doce, em 14 períodos de interferência, sendo 7 períodos de controle e 7 de convivência com as plantas daninhas (0, 10, 20, 30, 40, 50 e 60), respectivamente. Foram analisadas as variáveis de crescimento: Área Foliar Total (AFT) e Massa Seca da Parte Aérea (MSPA). Os parâmetros fisiológicos analisados foram: Índice de Área Foliar (IAF), Razão de Área Foliar (RAF), Taxa de Crescimento Absoluto (TCA), Taxa de Crescimento Relativo (TCR) e Taxa de Assimilação Líquida (TAL). A variedade Sergipana obteve maior Índice de Crescimento no tratamento com controle de Plantas Daninhas e maior rendimento de produção. A interferência das plantas daninhas, proporcionou redução nos índices de crescimento dos três genótipos no sistema em convivência com as plantas daninhas. O Clone 6, se destacou como o mais competitivo. O sistema em competição reduziu a massa seca da Sergipana em 46%, Clone 6 em 62% e do Clone 14 em 70%. À medida que aumentou o período de competição com as plantas daninhas houve redução da velocidade de crescimento a partir dos 60 Dias Após o Plantio dos genótipos de batata doce, esta contribuiu para diminuir a TCR, TCA e TAL.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Isabel Vitória Gonzaga de Oliveira et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.