FÓRMULAS MICROBIANAS COMERCIAIS PARA CONTROLE DE PATÓGENOS EM SEMENTES NO BRASIL
Palavras-chave:
Agricultura orgânica, Produção agrícola, Inovação tecnológicaResumo
O tratamento de sementes contra fitopatógenos com o uso de produtos à base de agentes biológicos microbianos tem crescido nos últimos anos no Brasil. Neste contexto, esta pesquisa teve como base a busca de informações sobre os produtos comerciais registrados para controle de fitopatógenos formulados a partir de agentes biológicos microbianos. Para tal, foi realizada uma busca no Agrofit, em novembro de 2022, sistema de busca de fitossanitário estabelecido pelo Governo Federal, com a visualização dos à base de microrganismos e suas características. Nesta pesquisa foram visualizados vinte e seis diferentes produtos; com formulações à base de espécies de sete diferentes espécies de Bacillus (12 produtos - 46,5% do total), de sete diferentes espécies de Trichoderma (13 produtos - 50,0% do total) e uma espécie de Pasteuria (1 produto - 3,8%). Os produtos à base de Bacillus e Trichoderma são recomendados para o controle de patógenos habitantes do solo, dentre eles Fungos e Nematóides. O produto à base de Pasteuria é recomendado com nematicida. Os alvos biológicos destes produtos são mais de 10 diferentes espécies de patógenos de solo. Existem restrições e especificações diferentes para cada produto em relação à cultura agrícola que pode ser utilizada, alvo fitossanitário, dosagem e formulação. O mercado de biológicos para o tratamento de sementes vêm crescendo a cada ano no Brasil, demandando assim pesquisas em desenvolvimento de produtos inerentes a toda a cadeia que se projeta, haja vista, a necessidade e o mercado brasileiro para este tipo de produto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Luiza Andrade de Farias Aires et al.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.