FÓRMULAS MICROBIANAS COMERCIAIS PARA CONTROLE DE PATÓGENOS EM SEMENTES NO BRASIL
Keywords:
Agricultura Orgânica, Produção Agrícola, Inovação TecnológicaAbstract
O tratamento de sementes contra fitopatógenos com o uso de produtos à base de agentes biológicos microbianos tem crescido nos últimos anos no Brasil. Neste contexto, esta pesquisa teve como base a busca de informações sobre os produtos comerciais registrados para controle de fitopatógenos formulados a partir de agentes biológicos microbianos. Para tal, foi realizada uma busca no Agrofit, em novembro de 2022, sistema de busca de fitossanitário estabelecido pelo Governo Federal, com a visualização dos à base de microrganismos e suas características. Nesta pesquisa foram visualizados vinte e seis diferentes produtos; com formulações à base de espécies de sete diferentes espécies de Bacillus (12 produtos - 46,5% do total), de sete diferentes espécies de Trichoderma (13 produtos - 50,0% do total) e uma espécie de Pasteuria (1 produto - 3,8%). Os produtos à base de Bacillus e Trichoderma são recomendados para o controle de patógenos habitantes do solo, dentre eles Fungos e Nematóides. O produto à base de Pasteuria é recomendado com nematicida. Os alvos biológicos destes produtos são mais de 10 diferentes espécies de patógenos de solo. Existem restrições e especificações diferentes para cada produto em relação à cultura agrícola que pode ser utilizada, alvo fitossanitário, dosagem e formulação. O mercado de biológicos para o tratamento de sementes vêm crescendo a cada ano no Brasil, demandando assim pesquisas em desenvolvimento de produtos inerentes a toda a cadeia que se projeta, haja vista, a necessidade e o mercado brasileiro para este tipo de produto.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Luiza Andrade de Farias Aires et al.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.