VULCANO REMINERALIZADOR DE SOLOS COMO FONTE DE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS

Autores

  • Josivalter Araújo de Farias Universidade Federal de Alagoas
  • John Wilkson Batista CECA/UFAL
  • Ascânio da Cunha Moreno CECA/UFAL
  • Lívia Vitória Euclides dos santos CECA/UFAL
  • José Cícero Rodrigues da Silva CECA/UFAL
  • Adriano Barboza Moura CECA/UFAL
  • Gilson Moura Filho CECA/UFAL
  • Leila Cruz da Silva Calheiros CECA/UFAL

DOI:

https://doi.org/10.28998/rca.22.18384

Palavras-chave:

Remineralização; Solos; Fertilizantes.

Resumo

O Brasil é um grande produtor de alimentos e necessita de fertilizantes, no entanto, a maior parte dos fertilizantes utilizados no país é importada, tornando-o dependente de outros países. Diante desse cenário, o Brasil precisa buscar alternativas internas e sobretudo sustentáveis que possam contribuir no aumento da produção agropecuária sem depender da importação de fertilizantes. Uma dessas alternativas é o uso de remineralizador como fonte de nutrientes essenciais para as plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade condicionante de solo do remineralizador da marca Vulcano e analisar alternativamente a capacidade e viabilidade de substituição total ou parcial aos fertilizantes químicos. Foram realizados sete tratamentos com três repetições em amostras de 860g de solo arenoso proveniente da Usina Paísa. Os resultados encontrados demonstraram a eficácia do remineralizador Vulcano para melhoria das propriedades químicas e atributos do solo durante e após os 90 dias de incubação. O reminaralizador Vulcano possui a capacidade de fornecer os nutrientes às plantas de forma lenta e gradual, principalmente de macronutrientes avaliados nesse estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AlovisI, A. M. T.; Taques, M. M.; Alovisi, A. A.; Tokura, L. K.; Silva, J. A. M.; Cassol, C. J. Rochagem como alternativa sustentável para a fertilização de solo. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, 2020, 9, 918-932.

BARROW, N.J. The effects of pH on phosphate uptake from the soil. Plant Soil, 2017, 410, 401- 410.

Embrapa. A evolução da agricultura no Brasil. (2023). Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/81665485/artigo---a-evolucao-da-agricultura-do-brasil Acesso em: 23/07/2024.

Nascimento, M. R. F.; Rocha, D. L.; Videira, S. S.; DE Souza, I, M.; Cunha, C. D. Biossolubilização de rochas e resíduos de rochas como fontes alternativas de fertilizantes para a agricultura. Revista científica de rede pioneira, 2023.

Oliveira, F. M. S. Silicato na correção da acidez e disponibilização de cálcio e magnésio no solo. (2022). Trabalho de curso apresentado ao curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Agrícola. Urutaí – GO, 2022.

Raij, B. V. Avaliação da fertilidade do solo. Instituto Agronômico de Campinas - IAC, 2 ed. 142 f. Campinas – SP, 1983.

Santos, B. D. B.; Chaves, L. H. G.; Lima, A. M. Efeito nas características químicas do solo submetido à incubação com pó de rocha. Pesquisas agrárias e ambientais: volume XII, p. 143. Anais capítulo I, p. 6-17. Nova Xavantina – MT, 2022.

Downloads

Publicado

2024-11-23

Edição

Seção

VIII Semana da Agronomia - 1º Concurso científico