VULCANO REMINERALIZADOR DE SOLOS COMO FONTE DE NUTRIENTES PARA AS PLANTAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18384Palabras clave:
Remineralização; Solos; Fertilizantes.Resumen
O Brasil é um grande produtor de alimentos e necessita de fertilizantes, no entanto, a maior parte dos fertilizantes utilizados no país é importada, tornando-o dependente de outros países. Diante desse cenário, o Brasil precisa buscar alternativas internas e sobretudo sustentáveis que possam contribuir no aumento da produção agropecuária sem depender da importação de fertilizantes. Uma dessas alternativas é o uso de remineralizador como fonte de nutrientes essenciais para as plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade condicionante de solo do remineralizador da marca Vulcano e analisar alternativamente a capacidade e viabilidade de substituição total ou parcial aos fertilizantes químicos. Foram realizados sete tratamentos com três repetições em amostras de 860g de solo arenoso proveniente da Usina Paísa. Os resultados encontrados demonstraram a eficácia do remineralizador Vulcano para melhoria das propriedades químicas e atributos do solo durante e após os 90 dias de incubação. O reminaralizador Vulcano possui a capacidade de fornecer os nutrientes às plantas de forma lenta e gradual, principalmente de macronutrientes avaliados nesse estudo.
Descargas
Citas
AlovisI, A. M. T.; Taques, M. M.; Alovisi, A. A.; Tokura, L. K.; Silva, J. A. M.; Cassol, C. J. Rochagem como alternativa sustentável para a fertilização de solo. Revista Gestão e Sustentabilidade Ambiental, 2020, 9, 918-932.
BARROW, N.J. The effects of pH on phosphate uptake from the soil. Plant Soil, 2017, 410, 401- 410.
Embrapa. A evolução da agricultura no Brasil. (2023). Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/81665485/artigo---a-evolucao-da-agricultura-do-brasil Acesso em: 23/07/2024.
Nascimento, M. R. F.; Rocha, D. L.; Videira, S. S.; DE Souza, I, M.; Cunha, C. D. Biossolubilização de rochas e resíduos de rochas como fontes alternativas de fertilizantes para a agricultura. Revista científica de rede pioneira, 2023.
Oliveira, F. M. S. Silicato na correção da acidez e disponibilização de cálcio e magnésio no solo. (2022). Trabalho de curso apresentado ao curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Goiano – Câmpus Urutaí, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Engenharia Agrícola. Urutaí – GO, 2022.
Raij, B. V. Avaliação da fertilidade do solo. Instituto Agronômico de Campinas - IAC, 2 ed. 142 f. Campinas – SP, 1983.
Santos, B. D. B.; Chaves, L. H. G.; Lima, A. M. Efeito nas características químicas do solo submetido à incubação com pó de rocha. Pesquisas agrárias e ambientais: volume XII, p. 143. Anais capítulo I, p. 6-17. Nova Xavantina – MT, 2022.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Josivalter Araujo de Farias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.