PREFERÊNCIA ALIMENTAR DE Sitophilus zeamais MOTS., 1855 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) SUBMETIDA A DIFERENTES VARIEDADES DE Zea mays L. (POACEAE).
DOI:
https://doi.org/10.28998/rca.22.18438Palavras-chave:
grãos armazenados, antixenose, sementes crioulas.Resumo
Portadoras de uma larga diversidade genética, as sementes crioulas são mais adaptadas as condições adversas, dispõem baixa dependência a insumos externos, contribuem para a manutenção da produtividade agrícola obtendo assim melhor retorno da produção, mesmo em contextos desafiadores. No entanto, embora resistentes, são frequentemente atacadas pela praga principal do milho armazenado, Sitophilus zeamais Mots., 1855 (Coleoptera: Curculionidae), na qual podem resultar na deterioração da qualidade do grão, ocasionando em milhões de perdas econômicas. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência entre 5 diferentes variedades de milho crioulo à S. Zeamais, utilizando a determinação da preferência alimentar (Antixenose). Os bioensaios foram conduzidos no Laboratório de Entomologia Agrícola e Florestal (LEAF), localizado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias, Rio Largo-AL, onde os grãos foram submetidos a diferentes condições físicas. Os pareamentos utilizados foram: (I) Grãos inteiros de Caatingueiro x Asteca; (II) Grãos inteiros de Palha roxa x Asteca; (III) Grãos inteiros Jabotão x Asteca; (IV) Grãos inteiros de Batité x Asteca. Os dados foram analisados através do teste não-paramétrico χ2 e comparados pela probabilidade de erro a 5%. Pelos resultados observados, houve diferença significativa apenas na combinação de Asteca x Caantingueiro em 24h, demonstrando preferência de S. zeamais pelos grãos Asteca, esses resultados podem contribuir para estratégias de manejo e nas táticas de controle de pragas.Downloads
Referências
Amaral, E. Resistência de Variedades de Milho Crioulo a Sitophilus zeamais Mots., 1855 (Coleoptera: Curculionidae), 2023.
Petersen, P.; Silveira, L.; Dias, E.; Curado, F.; Santos, A. Sementes ou grãos? Lutas para desconstrução de uma falsa dicotomia. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia, Rio de Janeiro: AS-PTA, 2013, 10, 1, 36-46.
Girão Filho, J.E., Alcântara Neto, F., Pádua, L.E.M., & Pessoa, E. F. Repelência e atividade inseticida de pós vegetais sobre Zabrotes subfasciatus Boheman em feijão-fava armazenado. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, 2014, 16, 3, 499-504.
Orém, A.; Miranda, G.V. Melhoramento de plantas. 4. ed. Viçosa-MG: UFV, 2005, 525p.
LORINI, I. et al. Manejo Integrado de Pragas de Grãos e Sementes Armazenadas. EMBRAPA, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sabrina
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede o direito de primeira publicação da OBRA à Revista Ciência Agricola, representada pelo Centro de Ciência Agrarias da Universidade Federal de Alagoas, estabelecida na BR 104 Norte, Km 35, Rio Largo, Alagoas, CEP 57100-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY, para todo o conteúdo do periódico, exceto onde estiver identificado, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem fins comerciais.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.